BLOG

A importância de cuidar da sua saúde após a cirurgia robótica para o câncer de próstata

qual a importância de cuidar da saúde depois da cirurgia robótica

Navegue por tópicos:

A cirurgia robótica é um procedimento pouco invasivo e muito eficaz, capaz de curar o câncer de próstata. Esse tratamento emprega o que há de mais moderno na medicina e oferece baixo risco de incontinência urinária e disfunção erétil.

Mas para que o paciente possa ter qualidade de vida adequada após a cirurgia, é necessário manter hábitos de vida saudáveis

Leia esse texto do Dr. Luiz Takano – especialista em cirurgia robótica – e veja algumas dicas de como cuidar da sua saúde após o tratamento do câncer. 

Doenças cardiovasculares

Mais do que nunca pacientes têm sobrevivido ao câncer. Essa é uma boa notícia. A  má notícia é que, dos 17 milhões de sobreviventes, 1 em cada 10 pacientes irá falecer de doença cardiovascular.  

Um estudo conduzido pela Universidade de Pensilvânia e publicado recentemente,  avaliou 3.2 milhões de pacientes, entre 1973 e 2012, dos quais 38% faleceram por câncer e 11%, de doenças cardiovasculares. 

Embora isso possa parecer pouco relevante, o risco de morte por doenças cardiovasculares em pacientes com câncer chega a ser de 2 a 6 vezes maior que o restante da população. 

Causas das doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares podem ter muitas causas, como hábitos alimentares medicamentos utilizados na quimioterapia e terapia de privação hormonal. 

Por isso, é importante manter um estilo de vida saudável antes e depois do tratamento do câncer, assim como acompanhamento regular com o cardiologista. 

Sintomas de doença cardiovascular

Os pacientes que apresentam doença cardiovascular normalmente apresentam sintomas como cansaço, falta de ar, inchaço nas pernas e dor no peito

Caso tenha algum desses sintomas, o paciente deve relatar ao médico urologista, que o encaminhará para avaliação de um cardiologista. 

Dicas para se manter saudável  após a cirurgia robótica

Se você está em tratamento ou já se curou do câncer com a cirurgia robótica, é importante manter sua saúde.

Monitore seu peso, consuma alimentos saudáveis (frutas, legumes, grãos e verduras) e faça exercícios regularmente

Embora pareça simples, isso é fundamental para evitar doenças cardiovasculares e possibilitar maior sobrevida e maior qualidade de vida.

Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas. E se as dúvidas continuarem, agende uma consulta com o Dr. Luiz Takano! Afinal, contar com um especialista na saúde masculina é indispensável para uma recuperação plena!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!