Alimentação e Câncer de Próstata: existe alguma relação?

Relação entre alimentação e câncer de prostata

Navegue por tópicos:

A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de técnicas eficazes e seguras para o tratamento do câncer de próstata, destacando-se a cirurgia robótica

Contudo, o papel dos médicos urologistas não é somente realizar o tratamento da doença, mas também orientar cuidados para prevenir o câncer de próstata.

Sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada tem influência positiva para o funcionamento adequado do organismo. Mas será que isso tem relação também com o risco de desenvolvimento de câncer? 

Neste artigo, vamos falar mais sobre a relação entre a qualidade da sua alimentação e os riscos de surgimento de câncer. Saiba mais! 

Alimentação saudável reduz o risco de câncer de próstata agressivo

O corpo precisa de quantidades diárias de vitaminas, sais minerais e fibras para o bom funcionamento dos órgãos, o que inclui uma dieta rica em vegetais, frutas, legumes e grãos. 

Embora não exista evidência clara que alimentação saudável reduza o risco de desenvolver câncer, a literatura médica é bastante clara quanto à relação entre consumo excessivo de gordura e desenvolvimento de câncer de próstata agressivo. 

O consumo de alimentos gordurosos parece levar a produção de substâncias que conferem maior agressividade às células do câncer de próstata, que passam a se multiplicar em maior velocidade, acometendo órgãos próximos e à distância, o que reduz de modo importante a chance de cura. 

Quais tipos de alimentos é preciso evitar?

Recomendamos uma alimentação saudável e balanceada, rica em vegetais, frutas, legumes e grãos e consumir quantidades menores de carnes vermelhas e alimentos gordurosos de modo geral. 

Isso traz benefícios não somente relacionados ao câncer, mas ao bom funcionamento de todo organismo. 

Saiba a Importância de se consultar com um médico urologista neste artigo!

Sugerimos, sempre que possível, consultar um nutricionista, para que o profissional possa auxiliar o paciente a adotar uma dieta saudável. 

Agende uma consulta na Clínica Takano e tire suas dúvidas sobre a cirurgia robótica para câncer de próstata! 

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos