Entenda sua Doença

Câncer de Próstata

tratamento para câncer de próstata

O câncer de próstata é muito comum?

O Câncer de Próstata é o câncer mais incidente na população masculina. No Brasil, todo ano, cerca de 50 mil homens são diagnosticados com a doença.

Estima-se que o risco de desenvolver esse câncer ao longo da vida é 15-20%. Embora ocorram casos em que há influência genética (hereditária), isso representa apenas 15% dos tumores de próstata, em outras palavras, 85% dos casos de câncer de próstata acontecem em pacientes que não têm nenhum histórico familiar da doença.

O que aumenta o risco de ter câncer de próstata?

• Sobrepeso/Obesidade
• Sedentarismo
• Dieta rica em gorduras
• Tabagismo
• Antecedente familiar

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial, o câncer de próstata não provoca nenhum sintoma, o que torna o exame preventivo ainda mais importante. Um câncer diagnosticado nessa fase tem mais de 90% de chance de cura. O mesmo não se pode dizer para as fases avançadas.

Quando a doença não está mais na fase inicial, alguns sintomas podem ocorrer:

• Urinar pouco de cada vez;
• Urinar com muita frequência, principalmente à noite;
• Dor ou ardência ao urinar;
• Urinar com dificuldade;
• Presença de sangue no sêmen na urina;
• Dor ao ejacular;
• Perda de peso;
• Dor óssea.

Se você tem algum dos sintomas acima, clique aqui e marque uma consulta!

Como é feito o exame para detecção precoce do câncer de próstata?

O exame para detecção precoce do câncer de próstata, chamado erroneamente de “preventivo” baseia-se na dosagem de PSA e exame da próstata (“exame de toque”).

O que é PSA?

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pela próstata e dosada no sangue. O fato desse exame estar normal, não exclui a chance de câncer. É necessário realizar também o exame da próstata.

Quando devo começar a fazer os exames para detecção precoce do câncer de próstata?

Para prevenção de Câncer de Próstata, havendo histórico familiar, recomenda-se iniciar consultas com o Urologista a partir dos 45 anos; nos demais casos, aos 50 anos.

Infelizmente, o preconceito ainda é o maior inimigo. Muitos homens deixam de fazer o exame preventivo por esse motivo e acabam sendo diagnosticados em fases avançadas da doença, em que não há mais chance de cura.

Portanto, se você é homem e se encaixa nos dados acima, clique aqui e marque uma consulta!

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

Se o paciente possui alteração no “exame de toque” (como um caroço, por exemplo) ou exame de PSA alterado, realizamos uma biópsia da próstata.

Como é feita a biópsia da próstata?

A biópsia é um exame feito sob sedação, com o paciente dormindo. Introduzimos um aparelho de ultrassom pelo ânus e, através da parede do intestino, identificamos a próstata e coletamos fragmentos de tecido desse órgão (geralmente 12).

Esse material é enviado para análise por um médico patologista, que baseada em análise no microscópio, diz se há presença de células cancerosas e se a doença é pouco ou muito agressiva.

Qual é o melhor tratamento para câncer de próstata?

O tratamento para o câncer de próstata depende muitos fatores. Primeiro, precisamos estadiar a doença, isto é, precisamos saber se o câncer está apenas na próstata ou se há disseminação  da doença (metástases).

Para cada estágio da doença, há diferentes formas de tratamento. O papel do médico é explicar cada uma dessas formas, incluindo vantagens e desvantagens de cada uma delas e, o mais importante, ouvir a opinião do paciente.

Quando a doença está localizada apenas na próstata, o “volume” do tumor é pequeno e o câncer é pouco agressivo, podemos, inicialmente, optar por apenas acompanhar o paciente.

Isso não significa não fazer nada.  Realizamos a cada 6 meses ou anualmente exames de ressonância e biópsia da próstata, chamamos isso de vigilância ativa. Se os exames mostrarem que o tumor assumiu características agressivas, mudamos nossa conduta.

Ainda quando a doença é localizada, mas o paciente não deseja vigilância ativa, ou se as características do tumor não permitem isso, podemos operar o paciente ou realizar radioterapia, em que radiação é utilizada para destruir as células cancerosas. Há vantagens e desvantagens de cada técnica, que devem ser cuidadosamente abordadas na consulta.

A grande maioria das cirurgias que realizamos atualmente são robóticas, em que um robô reproduz os movimentos das mãos do cirurgião, permitindo maior precisão e destreza.

Conheça mais sobre Cirurgia Robótica para Câncer de Próstata

O robô não opera sozinho! Temos um texto no site justamente sobre isso, clique aqui para saber mais sobre cirurgia robótica. Quando a doença está disseminada, infelizmente não há mais chance de cura, mas podemos evitar que o tumor aumente.

O que fazemos é dar uma medicação para reduzir a testosterona (hormônio que serve de “alimento” para o tumor), mantendo o câncer controlado.

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

CONSULTAS

Para agendamento, ligue para nós, mande uma mensagem por WhatsApp ou preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação
""
Nome