Estudo sugere que consumir café diariamente reduz o risco do câncer de próstata

Estudo sugere que consumir café diariamente reduz o risco do câncer de próstata

Navegue por tópicos:

O café é  uma das bebidas mais consumidas no mundo, seja pelo sabor, aroma ou mesmo os efeitos estimulantes da cafeína. Mas, você sabia que o café também pode reduzir o risco de câncer de próstata?

Saiba mais neste artigo da Clínica Takano Urologia!

Café na redução dos riscos de câncer na próstata

Um estudo publicado na conceituada revista científica, British Medical Journal, realizou uma revisão profunda da literatura médica sobre como o consumo de café afeta o risco do paciente desenvolver câncer. 

Os pesquisadores avaliaram publicações envolvendo cerca de 1,1 milhão de pessoas e 57.732 casos de câncer de próstata e o consumo de café foi avaliado através de questionários enviados aos participantes.

As análises mostraram que os indivíduos com o maior consumo de café tiveram um risco cerca de 9% menor de desenvolver câncer

Outras análises sugeriram que, para cada xícara adicional de café consumida a cada dia, o risco de câncer diminuiu em quase 1%.

No entanto, o mecanismo pelo qual ocorre essa redução de risco não está claro. 

Rastreamento do câncer

Embora essa seja uma boa notícia, é preciso lembrar que os homens devem realizar consultas de rotina com o urologista para rastreamento e detecção precoce do câncer. 

Essa doença não provoca sintomas em sua fase inicial, mas é justamente nesse estágio em que o tratamento da doença tem boas chances de cura. 

Portanto, beba café, mas consulte rotineiramente um urologista. 

Tratamento do câncer de próstata por cirurgia robótica

A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de novas formas de tratamento do câncer de próstata, destacando-se a cirurgia robótica.

O uso do robô na cirurgia permite tratamento com cortes pequenos, pelos quais inserimos câmera e instrumentos robóticos, que permitem visão tridimensional em alta definição do campo cirúrgico, bem com movimentos precisos para preservação dos nervos responsáveis pela ereção e esfíncter que controla a continência urinária.  

O Dr. Luiz Takano é um urologista especialista em cirurgia robótica para próstata e já realizou centenas de cirurgias desse tipo. Para tirar suas dúvidas com o urologista, agende uma consulta!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos