BLOG

Estudo sugere que consumir café diariamente reduz o risco do câncer de próstata

Estudo sugere que consumir café diariamente reduz o risco do câncer de próstata

Navegue por tópicos:

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, seja pelo sabor, aroma ou mesmo os efeitos estimulantes da cafeína. Mas, você sabia que o café também pode reduzir o risco de câncer de próstata?

Então continue lendo o mais novo texto do Blog Takano Urologia. E tenha as informações selecionadas por um Especialista em Urologia minimamente invasiva.

Café na redução dos riscos de câncer na próstata

Um estudo publicado na conceituada revista científica, British Medical Journal, realizou uma revisão profunda da literatura médica sobre como o consumo de café afeta o risco do paciente desenvolver câncer. 

Os pesquisadores avaliaram publicações envolvendo cerca de 1,1 milhão de pessoas e 57.732 casos de câncer de próstata e o consumo de café foi avaliado através de questionários enviados aos participantes.

As análises mostraram que os indivíduos com o maior consumo de café tiveram um risco cerca de 9% menor de desenvolver câncer

Outras análises sugeriram que, para cada xícara adicional de café consumida a cada dia, o risco de câncer diminuiu em quase 1%.

No entanto, o mecanismo pelo qual ocorre essa redução de risco não está claro

Rastreamento do câncer

Embora essa seja uma boa notícia, é preciso lembrar que os homens devem realizar consultas de rotina com o urologista para rastreamento e detecção precoce do câncer. 

Cirurgia Robótica para câncer de próstata

Essa doença não provoca sintomas em sua fase inicial, mas é justamente nesse estágio em que o tratamento da doença tem boas chances de cura. 

Portanto, beba café, mas consulte rotineiramente um urologista. 

Tratamento do câncer de próstata por cirurgia robótica

A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de novas formas de tratamento do câncer de próstata, destacando-se a cirurgia robótica.

O uso do robô na cirurgia permite tratamento com cortes pequenos, pelos quais inserimos câmera e instrumentos robóticos, que permitem visão tridimensional em alta definição do campo cirúrgico, bem com movimentos precisos para preservação dos nervos responsáveis pela ereção e esfíncter que controla a continência urinária.  

O Dr. Luiz Takano é um urologista especialista em cirurgia robótica para próstata e já realizou centenas de cirurgias desse tipo. Para tirar suas dúvidas com o urologista, agende uma consulta!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!