BLOG

Quem tem câncer de próstata sente dor?

Entenda se quem tem câncer de próstata sente dor

Navegue por tópicos:

O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. É preciso dizer que existe tratamento para câncer de próstata, havendo grandes chances de cura quando a doença é descoberta ainda cedo. 

No entanto, há ainda muitos casos em que a doença é diagnosticada em fase avançada, pois os pacientes não realizaram consultas e exames de rotina com um médico urologista

Devemos lembrar que o câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas e não provoca dor. Quando ocorrem sintomas, é provável que a doença esteja invadindo estruturas vizinhas como bexiga ou mesmo órgãos à distância (metástases) como pulmão e ossos. 

É indispensável que o paciente conheça os sintomas de um tumor na próstata. Assim, é possível evitar que o diagnóstico seja tardio e que o tratamento do câncer de próstata demore para ser iniciado. 

Vamos conhecer os principais sintomas de tumor na próstata potencialmente avançado neste texto do Dr. Luiz Takano – Especialista em Urologia Minimamente Invasiva. Então entre e saiba mais sobre a doença e como ter uma segunda opinião sobre o câncer de próstata!

Quais são os sintomas do câncer de próstata 

Como dissemos acima, quando a doença está em estágio inicial, o tumor não provoca sintomas. Já em estágio mais avançado, os pacientes podem apresentar alguns do seguintes sintoma:

  • Vontade frequente de urinar;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Vontade frequente de urinar à noite (nictúria);
  • Dor em regiões como ossos, quadril, costas, coxas e até ombros – o que indica que a doença criou metástases;

Os principais órgãos atingidos por metástases do câncer de próstata são os ossos. Alguns pacientes podem apresentar lesões pelo tumor na coluna ou quadril provocando dor local. Muitas vezes, a dor nessas partes do corpo são confundidas com dores musculares, não recebendo a devida importância.

Os sintomas também podem indicar outras doenças 

Devemos ressaltar que muitos dos sintomas citados acima podem ocorrer também em outras doenças. Por exemplo, a vontade frequente de urinar pode ser causa de infecção urinária ou de hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada). 

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

Por isso, é muito importante procurar orientação médica, pois o Médico Urologista poderá realizar exame de toque retal e solicitar exames como o PSA, que permitem, muitas vezes, diferenciar o câncer prostático de outra doença. 

Você quer ter uma segunda opinião sobre o câncer de próstata? Entre em contato com o Dr Luiz Takano e agende sua consulta!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!