Início » cálculo renal » Quem tem câncer de próstata sente dor?

Quem tem câncer de próstata sente dor?

Entenda se quem tem câncer de próstata sente dor

O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. É preciso dizer que existe tratamento para câncer de próstata, havendo grandes chances de cura quando a doença é descoberta ainda cedo. 

No entanto, há ainda muitos casos em que a doença é diagnosticada em fase avançada, pois os pacientes não realizaram consultas e exames de rotina com um médico urologista

Devemos lembrar que o câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas e não provoca dor. Quando ocorrem sintomas, é provável que a doença esteja invadindo estruturas vizinhas como bexiga ou mesmo órgãos à distância (metástases) como pulmão e ossos. 

É indispensável que o paciente conheça os sintomas de um tumor na próstata. Assim, é possível evitar que o diagnóstico seja tardio e que o tratamento do câncer de próstata demore para ser iniciado. 

Vamos conhecer os principais sintomas indicativos de tumor na próstata potencialmente avançado neste texto do Dr. Luiz Takano – Especialista em Urologia Minimamente Invasiva!

Sintomas do câncer de próstata 

Como dissemos acima,  em estágio inicial, o tumor não provoca sintomas. Já em estágio mais avançado, os pacientes podem apresentar:

  • Vontade frequente de urinar;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Vontade frequente de urinar à noite (nictúria);
  • Dor em regiões como ossos, quadril, costas, coxas e até ombros – o que indica que a doença criou metástases;

Os principais órgãos atingidos por metástases do câncer de próstata são os ossos. Alguns pacientes podem apresentar lesões pelo tumor na coluna ou quadril provocando dor local. Muitas vezes, a dor nessas partes do corpo são confundidas com dores musculares, não recebendo a devida importância.

Sintomas também podem indicar outras doenças 

Devemos ressaltar que muitos dos sintomas citados acima podem ocorrer também em outras doenças. Por exemplo, a vontade frequente de urinar pode ser causa de infecção urinária ou de hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada). 

Por isso, é muito importante procurar orientação médica, pois o Médico Urologista  poderá realizar exame de toque retal e solicitar exames como o PSA, que permitem, muitas vezes, diferenciar o câncer de próstata de outra doença. 

Agende sua consulta com o Dr. Luiz Takano hoje mesmo para ter sua saúde sempre em dia!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos