Entenda sua Doença

Hiperplasia Prostática Benigna

médico urologista

O que é próstata?

A próstata é um órgão que todos os homens possuem e tem como função, produzir parte do líquido que compõe o esperma. Esse líquido, por sua vez, tem uma série de funções, que, em conjunto, garantem que o espermatozóide sobreviva, chegue até o óvulo e forme o embrião, que vai dar origem ao bebê. A próstata localiza-se na pelve, “abraçando” o canal da urina, próximo a bexiga.

O que é hiperplasia prostática?

HPB – Hiperplasia Prostática Benigna ou Aumento da Próstata é uma condição que se inicia geralmente aos 50 anos de idade acomete cerca de 88% dos homens aos 90 anos de idade. O crescimento da próstata provoca compressão progressiva do canal pelo qual passa a urina (uretra).

A hiperplasia prostática (aumento da próstata) é a mesmo que câncer da próstata?

Não. É importante dizer que a hiperplasia prostática benigna não é câncer. São duas doenças diferentes, mas que podem acontecer ao mesmo tempo.

Quais são os sintomas da hiperplasia prostática (aumento da próstata)?

• jato de urina fino e fraco;
  • demora para iniciar micção;
  • gotejamento importante ao final da micção;
  • interrupção do jato de urina durante micção, sendo necessário “fazer força” para reiniciá-lo;
  • vontade de urinar frequente, havendo sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga;
  • vontade súbita e intensa de urinar;
  • dor ao urinar;
  • acordar algumas vezes à noite para urinar;
  • sagramento na urina;
  • incapacidade de esvaziar a bexiga.

Caso tenha um ou mais dos sintomas citados, clique aqui e marque uma consulta!

Como é feito o tratamento da hiperplasia prostática (aumento da próstata)?

Cabe ao urologista, em conjunto com o paciente, decidir qual o tratamento mais adequado para cada caso. Para isso, avaliamos a intensidade dos sintomas descritos pelo paciente e o quanto esses sintomas estão afetando sua qualidade de vida. Além disso, os resultados dos exames solicitados pelo urologista também podem influencia a escolha do tratamento.

Quais são as medicações para o tratamento da hiperplasia prostática?

O urologista prescreve medicamentos que ajudam o paciente a urinar mais facilmente. As medicações podem ser alfa-bloqueadores, que relaxam a musculatura da próstata, diminuindo a obstrução do canal da urina e/ou inibidores de 5-alfa-redutase, que diminuem o tamanho da próstata.

Quando o paciente não responde ao tratamento medicamentoso, seja por não apresentar melhora dos sintomas urinários ou por não tolerar efeitos colaterais, ou quando apresenta complicações relacionados à obstrução do canal da urina pela próstata, indicam-se tratamentos cirúrgicos.

Quais são as cirurgias para tratamento da hiperplasia prostática (aumento da próstata)?

Ressecção Transuretral da Próstata (RTUP)

Trata-se de procedimento em que colocamos uma pequena câmera no canal da urina e “raspamos a próstata” internamente. Para tornar mais claro isso, imagine que a próstata é um pão francês, a cirurgia seria raspar o miolo do pão, deixando a casca. Trata-se do procedimento cirúrgico padrão.

Enucleação da próstata

Seria algo semelhante a RTU, utilizando, porém, o laser para remoção em bloco, isto é, em um único “pedaço” da porção interna da próstata que comprime o canal da urina.

Vaporização da próstata

Esse procedimento também é uma cirurgia pelo canal da urina. A diferença é que ao invés de retirar o tecido da próstata, nós o “evaporamos”, destruímos esse tecido, não havendo necessidade de remoção. Podemos utilizar diferentes fontes de energia como plasma ou um tipo especial de laser. Apresenta resultados semelhantes às técnicas descritas acima, mas a grande crítica é que não há tecido enviado para análise.

Ablação transuretral da próstata por agulha

Trata-se de aparelho inserido no canal da urina, que utiliza radiofrequência, gerando calor e ablação (destruição) do tecido prostático.

Stents prostáticos

Um stent é colocado na região do canal da urina comprimida pela próstata, “armando” o canal da urina e reduzindo essa obstrução. O mecanismo lembra em parte os stents coronárianos.

Embolização das artérias da próstata

Trata-se de tratamento de exceção, em que se realiza cateterismo da artéria femoral , inserindo-se um cano bem fino, que é guiado até os vasos que levam sangue para a próstata. Por meio desse tubo, injeta-se um material para obstruir a chegada de sangue na próstata, levando a redução da chegada de oxigênio e alimento para a próstata e diminuição do órgão.

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

CONSULTAS

Para agendamento, ligue para nós, mande uma mensagem por WhatsApp ou preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação
""
Nome