BLOG

Como pode ser tratado um Câncer de Próstata em Estágio IV?

câncer de próstata estágio IV entenda o tratamento

Navegue por tópicos:

Quando dizemos que o câncer de próstata encontra-se em estágio IV significa que a doença já está em estágio avançado, isto é, já atingiu linfonodos, ossos, pulmão ou outros órgãos. 

O tratamento para câncer de próstata avançado geralmente envolve mais de uma modalidade para que seja efetivo. Nesses casos, dizemos que o tratamento é multimodal.

Podemos, por exemplo, associar cirurgia robótica urológica à radioterapia e terapia de privação hormonal; em outros casos, associamos radioterapia à terapia de privação hormonal.

Vamos discutir todas essas questões neste post do Dr. Luiz Takano – Especialista em Cirurgia Robótica.

Cirurgia robótica para câncer de próstata

Mesmo em casos de câncer de próstata em estágio IV, a cirurgia robótica pode ser aplicada. 

Quando, além da próstata, a doença atinge linfonodos próximos ao órgão (regionais), mas não se espalhou para outras áreas do corpo, a cirurgia robótica é utilizada para retirada dessas estruturas, inclusive com chance de cura da doença. 

Chamamos de prostatectomia radical a cirurgia para remover a próstata, mas podemos também remover o câncer que tenha crescido localmente além da próstata

Linfadenectomia é uma termo que se refere a remoção de linfonodos ou nódulos linfáticos próximos à próstata (linfonodos pélvicos). Realizamos essa cirurgia quando há confirmação ou forte suspeita de que células cancerosas tenham atingido essas estruturas. 

Essas cirurgias podem ser feitas com auxílio de um robô. Assim, a prostatectomia radical robótica e a linfadenectomia pélvica robótica e a é realizada com auxílio de um robô que é comandados pelo médico por meio de um painel de controle

Além dos visão ampliada e 3D e movimentos cirúrgicos precisos,  outras vantagens desse procedimento é que o paciente é poupado de cortes grandes,fica menos tempo internado e os riscos de complicações cirúrgicas (como sangramento ) são muito menores. 

Radioterapia

A radioterapia é uma modalidade de tratamento que  usa feixes de energia de alta potência para matar as células cancerosas. 

No câncer de próstata em estágio IV, podemos utilizar um equipamento, que fica ao redor do paciente e que direciona feixes de energia para a próstata. Chamamos isso de radioterapia externa

Em outros casos, inserimos, no interior da próstata, “sementes” com material que emite radiação, técnica conhecida como braquiterapia

A radioterapia pode ser utilizada como tratamento principal ou mesmo complementar após a prostatectomia robótica para matar quaisquer células cancerosas que possam ter permanecido no paciente. 

Em casos de doença avançada, a radioterapia pode ser combinada com a terapia hormonal, melhorando os resultados do tratamento. 

Terapia hormonal

A terapia hormonal é, na verdade, uma terapia de privação hormonal. Consiste em tratamento para impedir que o corpo produza testosterona (o hormônio masculino) ou para bloquear os efeitos da testosterona nas células do câncer.

É preciso lembrar que a testosterona não provoca câncer, mas as células do tumor de próstata dependem da testosterona para ajudá-las a crescer. 

Então, ao cortar o fornecimento de hormônios, a tendência é que o câncer diminua ou reduza a velocidade de seu crescimento.

Em homens com câncer de próstata em estágio IV, quando a doença atingiu órgãos como ossos e pulmões, a terapia hormonal é utilizada sozinha. 

Contudo, também pode ser combinada com radioterapia para tratamento de casos em que o câncer está invadindo estruturas vizinhas à próstata ou linfonodos próximos ao órgão.

Quimioterapia

A quimioterapia utiliza medicamentos capazes de retardar o crescimento das células cancerosas, aliviar os sintomas do câncer e prolongar a vida de homens com câncer de próstata avançado.

Conheça o painel somático do câncer de próstata e entenda mais sobre esse exame

Imunoterapia

A imunoterapia consiste em o ”treinar” o sistema imunológico do próprio paciente para matar as células cancerosas. 

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

A Sipuleucel-T (Provenge) foi desenvolvida como imunoterapia para tratar o câncer de próstata com metástase, que não responderam a terapia de privação hormonal e quimioterapia. 

Câncer de próstata em Estágio IV é curável?

Essa é uma das maiores dúvidas dos pacientes com câncer em estágio avançado. É uma questão difícil de responder e requer avaliação minuciosa da condição clínica do paciente, resultados de exames laboratoriais, de anatomia patológica e de imagem.

No entanto, é preciso dizer que, mesmo em estágio IV, alguns casos câncer de próstata são curáveis. 

E mesmo quando não há chance de cura, com o tratamento adequado, podemos prolongar a sobrevida do paciente e, principalmente, melhorar sua qualidade de vida

Saiba mais sobre os benefícios da cirurgia robótica com a equipe da Clínica Takano de Urologia em São Paulo. Agende sua consulta de rotina com um urologista! Aqui vamos analisar seu caso e dar uma opinião segura para você ter sua segunda opinião de câncer de próstata.

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!