BLOG

Coisas que todos os homens devem saber sobre o câncer de próstata

Coisas que todos os homens devem saber sobre o câncer de próstata

Navegue por tópicos:

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, causando mais de 15mil mortes no último ano

Então continue lendo este artigo do Dr. Luiz Takano e saiba mais sobre esta doença.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Quando em estágio inicial, o câncer de próstata não provoca sintomas. No entanto, é justamente nesta fase em que devemos fazer o diagnóstico para que a cura seja possível. Por esse motivo, insistimos na realização de consultas de rotina com o urologista. 

Quando em fase avançada, o tumor pode invadir estruturas vizinhas ou mesmo à distância (metástases) provocando sintomas como:

  • dificuldade em iniciar a micção;
  • urgência urinária (vontade repentina de urinar);
  • sangue na urina e/ou no sêmen;
  • perda de peso;
  • dor óssea.

Qual é a diferença entre próstata aumentada, prostatite e câncer de próstata?

Próstata aumentada

O aumento da próstata ou  Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição caracterizada pelo crescimento benigno da próstata e ocorre em cerca de 90% dos homens até os 90 anos.

 A hiperplasia prostática pode comprimir o canal da urina dificultando ou mesmo impedindo o esvaziamento da urina da bexiga. Podendo provocar complicações graves como infecção urinária e perda da função dos rins. 

HPB e câncer de próstata são doenças diferentes, mas podem ocorrer simultaneamente. 

Prostatite

Prostatite significa inflamação da próstata e pode decorrer ou não de infecções bacterianas. Os sintomas incluem  ardor ao urinar, dor pélvica, febre e calafrios. 

Processos inflamatórios recorrentes podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é a formação de células malignas na próstata, que proliferam desordenadamente, podendo invadir estruturas vizinhas e à distância.  

Qual é a importância de consultas de rotina e exames preventivos?

Os exames de rotina, como o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal permitem a detecção do tumor em fase inicial, antes do aparecimento de sintomas. E, nesta fase, há maior chance de cura. 

Quais são os fatores de risco?

O risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com a idade, sendo mais comum em homens com mais de 60 anos. 

Antecedente  familiar de câncer de próstata, sobretudo irmão ou pai, aumenta em 2x  as chances de apresentar a doença.

Estilo de vida saudável,  dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos pode reduzir o risco de desenvolvimento de formas agressivas de cÂncer de próstata. 

Qual é o tratamento para câncer de próstata?

Após o diagnóstico da doença é necessário definir o estágio da doença. 

Quando confinado à próstata, isto é, quando não há invasão de estruturas vizinhas ou à distância, podemos realizar cirurgia robótica ou radioterapia, que utiliza radiações ionizantes para destruir as células tumorais. A cirurgia, porém, permite melhor sobrevida e qualidade de vida ao paciente. 

Quando há invasão de estruturas vizinhas, é necessário combinar modalidades de tratamento como radioterapia e terapia de privação hormonal (que utiliza medicamentos para reduzir a produção de testosterona, freando a proliferação de células tumorais) ou cirurgia e radioterapia. 

Em estágio metastático, quando há invasão de estruturas à distância, utilizamos terapia de privação hormonal e eventualmente quimioterapia. 

Cirurgia Robótica para câncer de próstata

E como é a cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata?

A cirurgia robótica para câncer de próstata é um método moderno de tratamento que utiliza um robô controlado pelo médico cirurgião, que comanda uma câmera de alta definição e pinças cirúrgicas, permitindo melhor visão do campo cirúrgico e movimentos mais precisos, permitindo

  • menor risco de sangramento;
  • menor tempo de internação;
  • menos dor pós-operatória;
  • recuperação mais rápida da continência urinária;
  • menores cicatrizes.

É importante ressaltar a importância da conscientização sobre a gravidade do problema e a importância da detecção precoce por meio de consultas de rotina com o urologista. 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre como se tratar do câncer de prostático? Entre em contato com o Dr. Luiz Takano, especialista em urologia minimamente invasiva, e faça uma consulta.

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!