BLOG

Possíveis problemas que o sangue na urina pode te alertar

Sangue na urina

Navegue por tópicos:

Sua urina apresenta coloração diferente, mais escura do que o normal? Essa alteração de ser a presença de sangue na urina, um indicativo de que algo de errado pode estar acontecendo em seu trato urinário. 

A hematúria, nome dado à presença de sangue na urina, pode acontecer por diversas causas, algumas benignas, outras, malignas. 

E isso requer diagnóstico e tratamento efetivo e rápido para não haver agravamento. Quer saber mais sobre os cuidados e como se prevenir dos problemas que podem causar sangue na urina? Então continue lendo o texto do Blog Takano Urologia!

Causas de sangue na urina 

É importante ficar claro: sangue na urina é um sinal de problema nos rins ou no sistema urinário

Quando o sangue surge na urina e depois desaparece sozinho, pode ter sido provocado pela menstruação (caso das mulheres), prática de exercícios físicos em excesso ou consumo de medicamentos e alimentos de cor vermelha (beterraba, condimentos, etc). 

Especialmente caso essas situações persistam o ideal é ficar procurar um médico urologista, pois as causas devem ser investigadas com mais critério.

Se além da urina vermelha você sente dor na micção, sensação de peso no abdômen, vontade de urinar a todo momento e percebeu a alteração no odor da urina, pode ser Infecção urinária.

Na maioria dos casos, quem sofre de pedras nos rins consegue identificar mais facilmente em razão da dor inconfundível provocada pelo problema. Além disso, é possível que o paciente tenha enjoos e sensação de queimação ao urinar.

Há também tumores de trato urinário que podem provocar hematúria, como câncer de rim, câncer de próstata e câncer de bexiga. Nesses casos, inclusive, o paciente pode não ter dor nenhuma associada

Para definir qual é o problema que está causando sangramento, o paciente deve buscar atendimento médico urgentemente. Certamente um médico urologista terá condições de avaliar o estado do paciente, indicando o tratamento adequado para cada caso. 

Portanto, se você está com hematúria, mesmo sem outros sintomas, agende já sua consulta hoje mesmo com um especialista em urologia!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!