Alimentação é algo benéfico contra o câncer de próstata?

Alimentação saudável é importante contra o câncer de próstata

Manter uma alimentação saudável faz bem para o corpo e para a saúde como um todo. Alguns alimentos, inclusive, são apontados como essenciais para evitar o surgimento de doenças crônicas pela alta quantidade de vitaminas e minerais.

De tempos em tempos, sempre aparecem alimentos que se dizem “eficazes” para prevenir o câncer de próstata. Neste post iremos explicar um pouco sobre como uma boa alimentação pode reduzir a chance de ter câncer de próstata!

É um costume popular utilizar frutos, folhas e ingredientes naturais para para fazer chás e outros preparos para tratar enfermidades. Atualmente a graviola é a fruta “da moda” para combater diversos problemas, uma vez que estudos indicam que o fruto, casca, sementes e folhas possuem propriedades benéficas ao organismo.

No entanto, não há nenhum estudo oficial acerca da eficácia da graviola para curar ou prevenir o câncer de próstata. Embora já se saiba que a fruta é rica em acetogeninas, que, numa pesquisa in vitro, mostraram atividade antitumoral em células do câncer de próstata.

No entanto, a graviola e outros alimentos saudáveis podem ser incluídos em uma dieta equilibrada, com um estilo de vida mais saudável que pode prevenir câncer de próstata e outras doenças.

Alimentação saudável e exercícios físicos: como atuam na prevenção ao câncer de próstata?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), homens com mais de 50 anos devem realizar o exame de próstata todos os anos. Mas ainda que a incidência seja maior em homens nessa faixa etária, os mais novos também precisam cuidar do próprio corpo e ter atenção quanto outras doenças e sintomas relacionadas ao aparelho reprodutor masculino.

Senhor de idade fazendo uma caminhada como recuperação para o câncer de próstata

E o que os médicos urologistas recomendam? Ter uma dieta equilibrada e nutritiva, além de evitar o sedentarismo e o tabagismo, são fatores que estão na lista de prevenção ao câncer na próstata.

Obesidade

A obesidade pode atuar como fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata. Segundo pesquisas, o excesso de peso em razão da má alimentação e do sedentarismo podem estar relacionados a cerca de 30% de todos os tumores.

Tabagismo

O hábito de fumar também é um dos fatores que mais colocam em risco a saúde dos homens. Algumas estimativas indicam que o tabagismo contribui em 21,4% para as mortes por câncer no Brasil.

Como prevenir?

A conscientização é uma etapa importante na prevenção ao câncer na próstata. Por isso, é fundamental investir em um estilo de vida e numa alimentação saudável, assim como é importante realizar exames periódicos e fazer a consulta de rotina com um urologista.

Controlar o peso com uma boa alimentação, evitar ou deixar de fumar e fazer o PSA e o exame de toque são ações que podem salvar vidas! E tendo uma boa saúde física você estará mais apto para se recuperar do tratamento de câncer de próstata

Então agende sua consulta com um médico urologista hoje mesmo e passe a se cuidar melhor!