Cigarro pode causar Câncer de Rim?

Cigarro pode causar Câncer de Rim

Estima-se que, todo ano, no Brasil, ocorrem cerca de 20 mil novos casos de câncer de rim. Essa doença é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos, e atinge mais homens que mulheres.

As causas do câncer de rim não são totalmente conhecidas, mas podemos dizer que os principais fatores de risco são:

• tabagismo;
  • fatores genéticos
  • insuficiência renal
  • rins policísticos

Tabagismo: um dos principais fatores de risco para o câncer de rim

Fumantes podem ter até 10 vezes mais chances de desenvolver a doença do que pessoas que não fumam. Você pode estar se perguntando de que forma o hábito de fumar pode ser o causador do câncer nos rins. Vou lhe explicar…

Quando uma pessoa fuma, seu organismo acaba absorvendo diversas toxinas e agentes químicos. Calcula-se que um fumante absorva cerca de 4.700 substâncias químicas, dentre elas, 43 são carcinogênicas.

Estas toxinas e agentes químicos absorvidos chegam aos rins através da corrente sanguínea e acabam causando lesões nas células. Nosso organismo é preparado para reparar essas lesões, porém, esse mecanismo pode falhar e mutações no DNA das células renais podem acontecer. Essas mutações podem causar o câncer.

Infelizmente, as toxinas liberadas pelo tabaco não são só absorvidas por quem fuma. O fumante passivo, ou seja, aquela pessoa que não fuma mas aspira a fumaça do cigarro de um alguém que fuma ao seu lado, também pode acabar absorvendo essas toxinas e agentes químicos.

Se uma pessoa não fumante ficar em um ambiente fechado ao lado de um fumante, pode no final do dia ter inalado a toxina correspondente a 10 cigarros. E o mais importante, o fumante passivo também está sujeito aos mesmos riscos de saúde do fumante propriamente ditoQuanto mais cigarros a pessoa fumar, maiores serão as chances de ter câncer de rim.

A Melhor forma de prevenir o câncer de rim?

A boa notícia é que quando a pessoa para de fumar totalmente, os riscos de desenvolver a doença diminuem drasticamente.

A taxa de mortalidade do câncer nos rins é de 54%. Assim como os outros cânceres, o câncer quando descoberto em sua fase inicial, apresenta maiores chances de cura.

Se você quer compreender um pouco mais sobre os sintomas do câncer nos rins, seu diagnóstico e sobre o tratamento, basta conferir nossa página dedicada a doença.

Se você é fumante é importante consultar um urologista para um checkup. E se mesmo não sendo fumante, um ou mais sintomas do câncer de rim acontecerem, marque uma consulta. Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

Cigarro pode causar Câncer de Rim?
5 (100%) 1 vote[s]
Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Fechar Menu
× Fale Conosco!