Início » cálculo renal » Cigarro pode causar Câncer de Rim?

Cigarro pode causar Câncer de Rim?

Cigarro pode causar Câncer de Rim

Estima-se que, todo ano, no Brasil, ocorrem cerca de 20 mil novos casos de câncer de rim. Essa doença é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos, e atinge mais homens que mulheres.

As causas do câncer de rim não são totalmente conhecidas, mas podemos dizer que os principais fatores de risco são:

• tabagismo;
  • fatores genéticos
  • insuficiência renal
  • rins policísticos

Tabagismo: um dos principais fatores de risco para o câncer de rim

Fumantes podem ter até 10 vezes mais chances de desenvolver a doença do que pessoas que não fumam. Você pode estar se perguntando de que forma o hábito de fumar pode ser o causador do câncer nos rins. Vou lhe explicar…

Quando uma pessoa fuma, seu organismo acaba absorvendo diversas toxinas e agentes químicos. Calcula-se que um fumante absorva cerca de 4.700 substâncias químicas, dentre elas, 43 são carcinogênicas.

Estas toxinas e agentes químicos absorvidos chegam aos rins através da corrente sanguínea e acabam causando lesões nas células. Nosso organismo é preparado para reparar essas lesões, porém, esse mecanismo pode falhar e mutações no DNA das células podem acontecer. Essas mutações podem causar o câncer.

Infelizmente, as toxinas liberadas pelo tabaco não são só absorvidas por quem fuma. O fumante passivo, ou seja, aquela pessoa que não fuma mas aspira a fumaça do cigarro de um alguém que fuma ao seu lado, também pode acabar absorvendo essas toxinas e agentes químicos.

Se uma pessoa  ficar em um ambiente fechado com um fumante, ela poderá inalar a mesma toxina de 10 cigarros. E o mais importante, o fumante passivo também está sujeito aos mesmos riscos de saúde do fumante propriamente ditoQuanto mais cigarros a pessoa fumar, maiores serão as chances de ter câncer de rim.

A Melhor forma de prevenir a doença

Mas boa notícia é que quando a pessoa para de fumar totalmente, os riscos de desenvolver a doença diminuem drasticamente.

Além disso, a taxa de mortalidade do câncer nos rins é de 54%. Assim como os outros cânceres, o câncer quando descoberto em sua fase inicial, apresenta maiores chances de cura.

Mas se você quer compreender um pouco mais sobre os sintomas do câncer nos rins, seu diagnóstico e sobre o tratamento, basta conferir nossa página dedicada a doença.

Então, se você é fumante é importante consultar um urologista para um checkup. E se mesmo não sendo fumante, um ou mais sintomas do câncer de rim acontecerem, marque uma consulta.

Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!