BLOG

Cigarro pode causar Câncer de Rim?

Cigarro pode causar câncer de rim? - Takano Urologia

Navegue por tópicos:

Estima-se que, todo ano, no Brasil, ocorrem cerca de 20 mil novos casos de câncer de rim. O câncer de rim é a doença mais frequente em pessoas com mais de 50 anos, e atinge mais homens que mulheres.

As causas do câncer de rim não são totalmente conhecidas, mas podemos dizer que os principais fatores de risco segundo médicos especialistas são:

  • tabagismo;
  • fatores genéticos
  • insuficiência renal
  • rins policísticos

Tabagismo: um dos principais fatores de risco para o câncer de rim

Fumantes podem ter até 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de rim do que pessoas que não fumam. Você pode estar se perguntando de que forma o hábito de fumar pode ser o causador do câncer nos rins. Vou lhe explicar…

Quando uma pessoa fuma, seu organismo acaba absorvendo diversas toxinas e agentes químicos. Calcula-se que um fumante absorva cerca de 4.700 substâncias químicas, dentre elas, 43 são carcinogênicas.

Estas toxinas e agentes químicos absorvidos chegam aos rins através da corrente sanguínea e acabam causando lesões nas células. Nosso organismo é preparado para reparar essas lesões, porém, esse mecanismo pode falhar e mutações no DNA das células podem acontecer. Essas mutações podem causar diversos tipos de câncer, inclusive o câncer de rim.

Infelizmente, as toxinas liberadas pelo tabaco não são só absorvidas por quem fuma. O fumante passivo, ou seja, aquela pessoa que não fuma mas aspira a fumaça do cigarro de um alguém que fuma ao seu lado, também pode acabar absorvendo essas toxinas e agentes químicos.

Se uma pessoa  ficar em um ambiente fechado com um fumante, ela poderá inalar a mesma toxina de 10 cigarros. E o mais importante, o fumante passivo também está sujeito aos mesmos riscos de saúde do fumante propriamente dito. 

Quanto mais cigarros a pessoa fumar, maiores serão as chances de ter câncer de rim.

A Melhor forma de prevenir o câncer de rim

Mas boa notícia é que quando a pessoa para de fumar totalmente, os riscos de desenvolver a doença diminuem drasticamente.

Além disso, a taxa de mortalidade do câncer nos rins é de 54%. Assim como os outros cânceres, o câncer quando descoberto em sua fase inicial, apresenta maiores chances de cura.

Veja este artigo sobre a primeira cirurgia 100% autônoma de câncer de rim

Mas se você quer compreender um pouco mais sobre os sintomas do câncer nos rins, seu diagnóstico e sobre o tratamento, basta conferir nossa página dedicada a doença.

Se você é fumante, em caso de dúvidas fale com seu médico. Ele poderá indicar a consulta com um Médico Urologista Especialista para realizar um checkup. Mas mesmo se você não for fumante é indispensável ficar atento, afinal sinais e sintomas podem aparecer. Entre eles estão:

  • Dor nas costas e região lombar
  • Dor nos flancos
  • Sangue na urina
  • Massa palpável
  • Perda de peso
  • Inchaço das veias ao redor do testículo direito
  • Dor abdominal e inchaço

Então agende sua consulta com o Dr. Luiz Takano, afinal só um especialista poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre a doença e definir o melhor plano de tratamento para seu quadro clínico!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!