BLOG

Pedra nos rins: dicas para aumentar o consumo de líquidos

Pedra nos rins: dicas para aumentar o consumo de líquidos

Navegue por tópicos:

Os cálculos renais ou pedras nos rins podem provocar dores muito intensas. Embora exista a cirurgia a laser para tratamento dessa doença, prevenir é melhor que remediar.  O médico urologista é o  médico especialista para realizar diagnóstico, tratamento e prevenção de cálculos renais.

Pequenas mudanças de estilo de vida podem ter grande resultado em evitar a formação das pedras.  A tomar mais água. O problema é que muitas pessoas têm dificuldades para fazer isso no dia a dia. 

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial. Confira!

Pelo menos 2,5L

Para pacientes que têm propensão a formar pedras nos rins, recomendamos consumir pelo menos 2,5L por dia. Além disso, é importante estar atento à transpiração. Em dias quentes e secos e quando realizamos atividades físicas, pode haver perda de grande quantidade de líquido, que deve ser reposto. 

Para ajudar a estabelecer uma rotina de consumo de água e reduzir o risco de formação do cálculo renal é interessante definir uma quantidade diária. Isso ajudará no controle e planejamento de ingestão de líquidos.

Tenha uma garrafinha de água sempre por perto

Uma maneira de lembrar de tomar água é manter sempre uma garrafinha por perto. Você pode usar garrafas térmicas que mantêm a temperatura da água por mais tempo.

Colocar alarme de hora em hora

O uso do alarme permite ao paciente lembrar de tomar água. Recomendamos pelo menos 1 copo de água por hora. 

Utilize aplicativos que enviam lembretes

Outra solução é usar aplicativos específicos que enviam notificações e lembretes. Além disso, há algumas ferramentas que utilizam informações de peso, sexo e idade para criar um plano personalizado de quantidade de líquidos que o usuário deve ingerir.

Esses são alguns dos aplicativos para auxiliar na ingestão de água que recomendamos:

1. Hydro Coach: Beber Água

2. Waterllama

3. Lembrete De Beber Água

4. Lembrete de beber água: Water

5. Beba Água Aquário – Lembrete

6. Aguatinho

Se você tem sintomas de pedra nos rins, busque orientação e suporte de um médico urologista.

Gostou das nossas dicas para aumentar o consumo de líquidos e evitar as pedra nos rins? Aproveite para conferir este artigo sobre receitas caseiras de chás contra cálculo renal e descubra se eles realmente funcionam. Mas se você passa por quadros recorrentes de pedras nos rins, o ideal é agendar uma consulta com o Dr. Luiz Takano via WhatsApp agora mesmo!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

O que é nefrectomia em câncer de rim
Câncer de Rim

O que é nefrectomia em câncer de rim?

O câncer de rim é uma condição de grande impacto global que requer estratégias terapêuticas eficazes. A nefrectomia, cirurgia para remover o rim afetado, desempenha um importante papel nesse contexto.

Veja mais...
Agende sua Consulta!