Receitas caseiras de chás realmente funcionam contra cálculo renal (pedra nos rins)?

Idoso com dores causadas por um cálculo renal consumindo chá de quebra pedra

A dor da cólica renal é extremamente forte e é considerada uma das piores dores que uma pessoa pode sentir. No desespero da dor por conta dos cálculo renal, muitas pessoas recorrem aos famosos chás caseiros contra a pedra nos rins. Mas será que eles realmente funcionam?

Como funcionam os chás de quebra pedra contra o cálculo renal?

A resposta é: talvez. A planta Phyllanthus niruri, popularmente conhecida no Brasil como “quebra-pedra”, pertence à família Euphorbiaceae e é encontrada no mundo todo. Já se identificaram mais de 50 substâncias nessa planta.

Estudos realizados em pacientes com cálculos renais apresentam resultados controversos.

Alguns experimentos indicam que o consumo de chá de quebra-pedra ou mesmo o seu extrato ajudam na eliminação dos cálculos. Já outros estudos não encontraram nenhum benefício concreto contra a pedra no rim.

Os remédios caseiros funcionam contra pedras nos rins?

Porém, muitas pessoas acabam consumindo chá de outras plantas acreditando que se trata de quebra-pedra. Isso pode ser perigoso, pois podem acabar se intoxicando com substâncias que podem fazer muito mal a saúde.

Além disso, muitas plantas apresentam quantidades elevadas de substâncias como oxalato, que aumentam o risco de desenvolver pedra nos rins.

O que fazer em caso de Cálculo Renal?

Portanto, se você tiver pedra nos rins, tendo recebido medicação em um pronto-socorro ou não, procure um médico urologista para que ele investigue a localização e características da pedra e, assim, defina o melhor tratamento para o quadro.

E não esqueça, o cálculo renal, uma vez que não tratado corretamente pode trazer diversas complicações para sua saúde.

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

Não sabe quais são os sintomas de um cálculo renal? Então confira nosso artigo sobre os principais sintomas deste problema!

Nos próximos dias falarei um pouco mais sobre a alimentação ideal para evitar a formação de um cálculo renal. Por isso, acompanhe nosso blog para que você se mantenha atualizado e ler os novos textos!

Se você tem alguma dúvida sobre o a dor intensa do cálculo renal, seus sintomas ou seu tratamento, fique a vontade para entrar em contato ou agendar uma consulta!

Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!