BLOG

Em quais situações você deve consultar com urgência o urologista?

Emergências que você deve se consultar com um médico urologista

Navegue por tópicos:

Quantas vezes já se consultou com um médico urologista

Recomenda-se realizar, desde o início da vida sexual, consultas de rotina com o urologista uma vez ao ano. Esse cuidado permite identificar doenças de modo precoce, antes que possam provocar complicações. 

Mas, além das consultas de rotina, podem ocorrer situações em que é necessário atendimento de urgência, seja pela dor provocada pela doença ou mesmo o risco de complicações graves e até mesmo óbito. 

Doenças que necessitem de consulta urgente com o médico urologista

Retenção urinária aguda 

A retenção urinária pode ser entendida como a incapacidade de urinar, a bexiga está cheia, mas o paciente não consegue esvaziá-la. 

Isso pode ocorrer quando há obstrução do canal da urina, mais comumente relacionada à hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada) ou mesmo por falha da capacidade de contração da musculatura da bexiga, que pode ocorrer de uso de medicações ou lesões do sistema nervoso. 

O paciente deve ser submetido, o mais rápido possível, a colocação de sonda no canal de urina, de modo a evitar complicações como perda de função dos rins. 

Cólica renal (pedra nos rins)

Quando as pedras estão localizadas no interior dos rins, não costumam provocar dor. Mas quando as pedras se deslocam pelo fluxo urinário e alcançam o ureter, canal que liga o rim à bexiga, causam obstrução da drenagem de urina, que se acumula, causando dilatação do ureter e do rim. Essa dilatação é a responsável por uma intensa dor lombar, conhecida como cólica renal.

A Cólica Renal é uma dor aguda, intensa, que aumenta e diminui ciclicamente, iniciando na região lombar e irradiando (caminhando) para o abdome inferior.

A cólica renal pode ser acompanhada de sintomas como sudorese, náuseas e vômitos

Escroto agudo (dor aguda no testículo)

diversas causas de dor testicular, mas uma em especial, requer atendimento de urgência, a torção testicular. 

Cirurgia Robótica para câncer de próstata

Alguns pacientes apresentam uma falha de fixação do testículo à parte interna do escroto, podendo haver torção do testículo. Essa condição impede a chegada de sangue com oxigênio ao testículo, provocando dor muito intensa. 

Saiba mais sobre como fazer a auto-avaliação do câncer testicular

O quadro deve ser corrigido por meio de cirurgia o mais rápido possível, de modo a evitar a perda desse órgão. 

Infecção urinária também é tratada pelo urologista

A infecção urinária pode ocorrer tanto em mulheres como em homens. No sexo feminino o órgão mais comumente afetado é a bexiga, causando inflamação local, que chamamos de cistite. Quando isso ocorre, surgem sintomas como ardor ao urinar, vontade de ir ao banheiro muito frequente, urina turva e fétida. 

Já no sexo masculino, o órgão mais comumente acometido é a próstata. A infecção da próstata provoca sintomas semelhantes aos descritos acima, além de dor pélvica. 

Embora o diagnóstico e  tratamento da infecção urinária sejam relativamente simples, é necessário avaliação adequada por um médico, que deve examinar o paciente além de solicitar exames de urina e de sangue

Caso não tratada adequadamente, a infecção urinária pode provocar complicações graves. A cistite, por exemplo, pode evoluir para infecção dos rins, que chamamos de pielonefrite. 

Alguns sintomas mais comuns associados a esse quadro são: febre, calafrio e dor lombar.

Há muitas outras condições que também requerem um atendimento rápido, incluindo trauma, fratura peniana, parafimose gangrena de Fournier.

Portanto, se tiver sintomas de alguma dessas doenças, procure urgente um médico urologista

Entre em contato e marque já sua consulta com o Dr. Luiz TakanoEspecialista em cirurgia robótica para câncer de próstata e outros problemas da saúde masculina!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!