
Dr. Luiz Takano
Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.
A Infecção Urinária ocorre quando há presença de micro-organismos (bactérias e fungos) no sistema urinário. Qualquer parte desse sistema pode ser acometida, porém, de acordo com a parte afetada, a infecção pode receber diferentes nomenclaturas.
Embora tenha se tornado sinônimo de infecção urinária, o termo cistite refere-se à inflamação na bexiga. De fato, a infecção é a causa mais comum, mas pode ocorrer inflamação após trauma, radioterapia etc. A bexiga é o órgão mais comumente afetado na infecção.
É importante dizer que o ato de urinar deve ser sempre indolor e voluntário, diferente disso, algum problema pode estar acontecendo.
Os principais sintomas são:
Em alguns casos, geralmente quando o rim é atingido, podem ocorrer calafrios, febre e dor lombar.
Se você tem algum dos sintomas acima, (não necessariamente todos), clique aqui e marque uma consulta!
Embora os sintomas da Infecção Urinária sejam bastante indicativos, utilizam-se exames laboratoriais para complementar a avaliação. Usualmente, em atendimentos de urgência, realiza-se apenas coleta do exame de urina tipo I.
Embora alterações nesse exame, como aumento do número de leucócitos e presença de nitrito sugiram o diagnóstico, a ausência dos mesmos não permite excluir infecção.
O padrão ouro para confirmação é o exame de urocultura e antibiograma, que permite identificar qual a bactéria envolvida, bem como o antibiótico adequado para o tratamento. Além disso, em infecções de repetição, o tipo de bactéria é importante para definir métodos de reduzir a recorrência.
O tratamento baseia-se em ciclos de 3, 7 ou 14 dias de antibióticos ou antifúngicos, definidos de acordo com o agente causador (baseados idealmente em resultados de exames de urocultura e antibiograma) e a gravidade do quadro. Muitas vezes, não se pode aguardar o resultado dos exames e iniciamos tratamento imediato com medicamentos direcionados para o provável agente causador, podendo ser ajustados após conclusão do resultado laboratorial.
Existem algumas formas de prevenir o problema. Estas são algumas delas:
Alguns estudos sugerem que o consumo de suco de cranberry pode também reduzir a ocorrência de infecção no trato urinário.
A maioria dos pessoas, já teve ou vai ter infecção urinária pelo menos uma vez na vida. Porém, em pacientes que sofrem com múltiplas infecções urinárias devem ser examinados com maior atenção, pois é preciso descobrir o que está causando estas infecções, justamente para evitar que elas se repitam.
Independentemente de ser a primeira vez ou não, sempre que uma pessoa suspeitar de infecção urinária, a mesma deve procurar imediatamente um Médico Urologista especialista!
É muito importante não ignorar esses sintomas, pois assim como qualquer outra infecção. Esse problema deve ser tratado o quanto antes, para que complicações não aconteçam.
Se você tem, problemas com infecção urinária frequentemente ou apresenta alguns dos sintomas, o ideal é consultar-se com um Médico Urologista Especialista o mais rápido o possível.
Então, entre em contato hoje mesmo e agende uma consulta com o Dr. Luiz Takano! Para ter uma melhor avaliação do seu quadro.
Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.