Entenda sua Doença

Infecção Urinária

tratamento para infecção de urina em homens

O que é infecção urinária?

A Infecção Urinária ocorre quando há presença de micro-organismos (bactérias e fungos) no sistema urinário. Qualquer parte desse sistema pode ser acometida, porém, de acordo com a parte afetada, a infecção pode receber diferentes nomenclaturas.

Qual a diferença entre infecção urinária e cistite?

Embora tenha se tornado sinônimo de infecção urinária, o termo cistite refere-se à inflamação na bexiga. De fato, a infecção é a causa mais comum, mas pode ocorrer inflamação após trauma, radioterapia etc. A bexiga é o órgão mais comumente afetado na infecção urinária.

Quais são os sintomas de infecção urinária?

É importante dizer que o ato de urinar deve ser sempre indolor e voluntário, diferente disso, algum problema pode estar acontecendo.

Os principais sintomas da Infecção Urinária são:

• Ardência;
• Disúria (dor ao urinar);
• Urgência (vontade súbita e intensa de ir ao banheiro, havendo sensação de perda de urina iminente);
• Polaciúria (aumento da frequência urinária, eliminando pequena quantidade de urina a cada micção);
• Urina com mau cheiro, coloração turva;
• Hematúria (presença de sangue na urina).

Em alguns casos, geralmente quando o rim é atingido, podem ocorrer calafrios, febre e dor lombar.

Se você tem algum dos sintomas acima, (não necessariamente todos), clique aqui e marque uma consulta!

Como é feito o diagnóstico de infecção urinária?

Embora os sintomas sejam bastante indicativos, utilizam-se exames laboratoriais para complementar a avaliação. Usualmente, em atendimentos de urgência, realiza-se apenas coleta do exame de urina tipo I. Embora alterações nesse exame, como aumento do número de leucócitos e presença de nitrito sugiram o diagnóstico, a ausência dos mesmos não permite excluir infecção.

O padrão ouro para confirmação é o exame de urocultura e antibiograma, que permite identificar qual a bactéria envolvida, bem como o antibiótico adequado para o tratamento. Além disso, em infecções de repetição, o tipo de bactéria é importante para definir métodos de reduzir a recorrência.

Como é feito o tratamento de infecção urinária?

O tratamento baseia-se em ciclos de 3, 7 ou 14 dias de antibióticos ou antifúngicos, definidos de acordo com o agente causador (baseados idealmente em resultados de exames de urocultura e antibiograma) e a gravidade do quadro. Muitas vezes, não se pode aguardar o resultado dos exames e iniciamos tratamento imediato com medicamentos direcionados para o provável agente causador, podendo ser ajustados após conclusão do resultado laboratorial.

Como posso prevenir a infeção urinária?

Existem algumas formas de prevenir a Infecção Urinária. Estas são algumas delas são:

• Urinar depois da relação sexual;
• Manter uma boa higiene após evacuação para que as bactérias do intestino não entrem em contato com a uretra;
• Manter bom funcionamento do intestino.

Alguns estudos sugerem que o consumo de suco de cranberry pode também reduzir a ocorrência de infecção urinária.

A maioria dos pessoas, já teve ou vai ter infecção urinária pelo menos uma vez na vida. Porém, casos de infecção urinária de repetição devem ser examinados com maior atenção, pois é preciso descobrir o que está causando estas infecções, justamente para evitar que elas se repitam.

Independentemente de ser a primeira vez ou não, sempre que uma pessoa suspeitar de infecção urinária, a mesma deve procurar imediatamente um Urologista!

É muito importante não ignorar esses sintomas, pois assim como qualquer outra infecção, a infecção urinária deve ser tratada o quanto antes, para que complicações não aconteçam.

Se você tem algum dos sintomas de infecção urinária, marque uma consulta!

Dr. Luiz Takano – Urologista

CONSULTAS

Para agendamento, ligue para nós, mande uma mensagem por WhatsApp ou preencha o formulário abaixo e aguarde a confirmação
""