BLOG

Robô realiza a primeira cirurgia totalmente autônoma

Primeira cirurgia robótica 100% autônoma é feita nos Estados Unidos

Navegue por tópicos:

A cirurgia do câncer de próstata por robótica é um procedimento conhecido pela grande modernidade envolvida, integrando tecnologia e habilidade humana. Mas um acontecimento recente trouxe ainda maior destaque para a cirurgia robótica

Um robô realizou uma cirurgia laparoscópica experimental no intestino de um porco sem a participação direta do cirurgião. Certamente, este é um grande passo para a medicina e para o desenvolvimento tecnológico de inteligência artificial  e automação.

Cirurgia robótica experimental sem intervenção humana direta

Projetado por uma equipe de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, o Smart Tissue Autonomous Robot (STAR) permite automatizar uma das tarefas mais delicadas da cirurgia do aparelho digestivo, a reconexão de duas extremidades de um segmento do intestino. 

O equipamento realizou o procedimento em quatro animais, gerando resultados semelhantes ao procedimento executado por humanos.

Vantagens da Cirurgia Robótica Autônoma

Sem dúvida, conectar duas extremidades de um intestino é o passo mais desafiador na cirurgia gastrointestinal. Afinal, o procedimento exige que o cirurgião suture com alta precisão e consistência. 

As cirurgias do aparelho digestivo tendem a ser longas e  requerem um grande número de movimentos repetitivos e de alta precisão, o que pode levar a erros técnicos após muitas horas de cirurgia, o que pode resultar em graves complicações para o paciente.

Desenvolvimento do robô Star

Cientistas da Universidade Johns Hopkins desenvolveram um sistema robótico guiado por visão, para suturar tecidos moles. 

O robô possui sistemas de imagem de última geração, que fornecem a visão em 3D do campo cirúrgico e de controle de movimento capaz de ajustar o planejamento cirúrgico em tempo real. 

“Star” na cirurgia do câncer de próstata por robótica

Os especialistas acreditam que um sistema avançado de visão em 3D é essencial para tornar os robôs cirúrgicos mais inteligentes e seguros. E, claro, isso pode ser aplicado em vários tipos de cirurgias, incluindo a cirurgia do câncer de próstata por robótica

Os pesquisadores acreditam que a aplicação do sistema robótico permitirá a execução de tarefas repetitivas com maior exatidão e menos riscos para os pacientes, com resultados mais previsíveis e consistentes.

A Clínica Takano acredita, no futuro, que essa nova tecnologia possa ser utilizada no tratamento cirúrgico do câncer de próstata, ajudando a milhares de pacientes com a doença.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando o blog da Clínica Takano

Para agendar uma consulta com o Dr. Luiz Takano, clique aqui!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!