BLOG

Câncer de Próstata e Vida Sexual: duvidas comuns sobre o assunto

Casal de idade na cama após o homem se recuperar do câncer de próstata | Takano Urologia

Navegue por tópicos:

A cirurgia robótica urológica é uma das técnicas mais modernas para a retirada do câncer de próstata na atualidade. Menos invasiva e muito eficiente, a cirurgia robótica urológica permite ao paciente ter uma rápida recuperação, além de encurtar o tempo de internação.

Muitos homens que já passaram pelo procedimento ou ainda irão passar têm uma dúvida em comum quanto ao período pós-cirúrgico: como será a vida sexual depois da retirada do câncer

Aliás, alguns estudos apontam que 85% dos homens que passaram pelo tratamento oncológico se preocupam com os aspectos sexuais prioritariamente. Além disso, 80% deles ficam atentos aos aspectos reprodutivos.

A relação de Câncer de Próstata e Vida Sexual ainda é cercada de muitos mitos e medos, alguns até infundados. Para sanar todas essas dúvidas, continue lendo este artigo do Dr. Luiz Takano especialista em Cirurgia de Câncer de Próstata Minimamente Invasiva.

Como ocorre a cirurgia robótica de câncer de próstata?

Antes de falarmos sobre as possíveis sequelas de uma cirurgia nesses moldes, é importante destacar que a cirurgia robótica é o método que oferece mais vantagens.

A prostatectomia robótica – também chamada de prostatectomia radical laparoscópica assistida por robô – consiste em fazer pequenas incisões no abdome do paciente, por onde introduzimos uma câmera e pinças muito finas e delicadas, que são controlados pelo cirurgião, que fica na sala cirúrgica, com auxílio de um robô, o que permite visão ampliada e movimentos precisos para realização do procedimento.

Quais são as possíveis sequelas de uma prostatectomia?

Embora o procedimento seja muito preciso, os riscos de sequelas, ainda que temporárias, existem para cada paciente. Dentre as sequelas mais comuns estão a incontinência urinária, impotência (disfunção erétil), infertilidade.

Dentre todos os possíveis efeitos colaterais de uma cirurgia de retirada do tumor de próstata, certamente a impotência é o que mais assusta os homens. 

Os nervos responsáveis pela ereção passam bastante próximos a próstata. Caso o tumor não tenha invadido esses nervos, o cirurgião tenta preservá-los, de modo que o paciente consiga ter ereções após o procedimento

Veja outras dúvidas comuns sobre o câncer de próstata neste outro artigo

Se nenhum dos feixes de nervos for removido, as ereções voltam ao normal algum tempo após a cirurgia. É preciso lembrar que a ereção completa pode levar até 2 anos para ocorrer normalmente.

Vantagens da prostatectomia robótica em relação à cirurgia convencional (aberta)

Além das vantagens já conhecidas da prostatectomia robótica, incluindo o menor tempo de internação e a realização de menos cortes, o paciente tem outros benefícios como: 

  • Redução de sangramentos, dores e risco de infecção
  • Menor tempo de internação
  • Menos riscos de sequelas, incluindo a impotência sexual

Este último tópico é importante de se destacar, porque, pelo fato de a técnica da prostatectomia robótica ser muito precisa, os riscos de afetar outras partes que não apenas o tumor, são reduzidas. Logo, esse procedimento aumenta as chances de preservar os nervos circundantes, assim reduzindo as chances de efeitos adversos.

Saiba a relação entre a ejaculação e o câncer de próstata neste outro artigo!

Por todos esses benefícios, a cirurgia robótica, feita por um Cirurgião Treinado e Altamente qualificado, tem avançado tanto no Brasil. Então buscar um especialista no assunto é primordial para uma recuperação saudável da vida sexual.

Você quer ter a certeza de uma recuperação plena após a cirurgia para câncer de próstata ou se prevenir contra essa doença? Então entre em contato com o Dr. Luiz Takano e Agende já sua Consulta!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!