Ejaculação pode influenciar o risco de ter câncer de próstata?

Existe relacao entre ejaculacao e câncer de prostata?

Navegue por tópicos:

No blog da Clínica Takano Urologia abordamos muitas vezes o tema câncer de próstata. Neste artigo, o Dr. Luiz Takano, especialista em cirurgia robótica, discutirá se a ejaculação frequente é capaz de influenciar o desenvolvimento desse tipo de tumor

Continue a leitura e descubra! 

A ejaculação frequente pode reduzir o risco de câncer de próstata?

O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer em pacientes do sexo masculino no Brasil. Segundo dados do INCA, a estimativa é de que ocorram 65.840 novos casos da doença, entre 2020-2022. 

A alta incidência e gravidade dessa doença motivam constantemente pesquisas (muitas vezes curiosas) em estratégias de como preveni-la.

Um estudo publicado na respeitada revista científica European Urology indica que uma maior frequência da ejaculação pode proteger os homens contra este tipo de câncer.

Sobre o estudo

A pesquisa acompanhou cerca de 32 mil homens, entre 1992 e 2010. A frequência de ejaculação foi avaliado por meio de questionários em três momentos: 

  • O ano anterior à distribuição do questionário;
  • Entre 20-29 anos de idade;
  • Entre 40-49 anos de idade

Ao longo do estudo, 3.839 pacientes foram diagnosticados com câncer de próstata. E análise estatística identificou algo curioso, os pacientes que ejaculavam mais de 20 vezes por mês, quando comparados com aqueles que o faziam 4-7 vezes nesse período, apresentavam menor risco de desenvolver esse tipo de câncer.

Qual a melhor maneira de prevenir o câncer de próstata? 

Embora esse estudo apresenta algo curioso sobre prevenção de câncer de próstata, é preciso alertar que a melhor maneira de evitar complicações relacionadas à doença é a detecção precoce. Quando diagnosticado em fase inicial, a doença apresenta alta chance de cura; em fases avançadas, a chance é muito menor. 

A forma de tratamento mais moderna para o câncer de próstata e que cursa com melhor sobrevida (para doença em fase inicial) é a  cirurgia robótica.

Cirurgia robótica de câncer de próstata

Embora esse estudo apresenta algo curioso sobre prevenção de câncer de próstata, é preciso alertar que a melhor maneira de evitar complicações relacionadas à doença é a detecção precoce. Quando diagnosticado em fase inicial, esse câncer apresenta alta chance de cura; em fases avançadas, a chance é muito menor. 

Para tratamento do câncer de próstata, recomendamos a cirurgia robótica. É a forma mais moderna em que usamos um robô que permite ao cirurgião ver os órgãos em alta definição 3D e realizar movimentos delicados e precisos, tornando a cirurgia menos invasiva e mais eficiente. Isso traz muitas vantagens em relação a cirurgia aberta como :

  • menor sangramento
  • menor tempo de internação
  • menos dor após a cirurgia
  • menos necessidade de repouso
  • cicatrizes menores, muitas vezes imperceptíveis

 Agende uma consulta com o Dr. Luiz Takano, especialista em cirurgia robótica e saiba como funciona o procedimento.

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos