takano-urologia-Ben-Stiller-comenta-cancer-de-prostata-urologista-em-são-paulo

Em entrevista à uma rádio o ator Ben Stiller contou que há 3 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata. O ator contou que desde seus 46 anos realiza consultas periódicas com seu urologista

Graças a esse hábito, a doença teve um diagnóstico precoce, o que contribuiu muito para a cura.

Para reforçar a importância dos exames, o comediante publicou um artigo na rede social Medium. Segue trecho traduzido:

“Sem este teste de PSA ou qualquer outro procedimento de rastreamento, como é que os médicos vão detectar casos assintomáticos como o meu, antes que o câncer se espalhe e dê metástase por todo o corpo tornando-se incurável? ”

Ben Stiller resolveu contar que teve câncer para que seu caso servisse de alerta aos outros homens. A intenção principal do ator era falar sobre a importância da realização exames preventivos conforme o avançar da idade.

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o tipo de câncer que mais acomete homens.

Além disso, o câncer de próstata está em segundo lugar no ranking de cânceres que mais matam homens.

Dos portadores de câncer de próstata, estima-se que quase 25% morrem por causa da doença.

Para prevenção de Câncer de Próstata, havendo histórico familiar, recomenda-se iniciar consultas com o Urologista a partir dos 40-45 anos. Nos demais casos, o recomendado é a partir dos 50 anos de idade e estar atento aos fatores de risco.

Exames para Diagnosticar o Câncer de Próstata

É importante dizer que, atualmente, além da dosagem do PSA e do toque retal, há outros exames que podem ajudar o urologista na detecção da doença.

A ressonância magnética multiparamétrica possibilita que o urologista identifique áreas da próstata suspeitas de câncer. Além do exame de urina PCA-3, que quando alterado, sugere fortemente que a doença esteja presente.

O preconceito em relação aos exames preventivos do câncer representa a maior causa do diagnóstico tardio da doença. É muito importante dizer que esse câncer, quando está em uma fase mais avançada pode evoluir e atingir outros órgãos.

Estima-se que a cada 2 minutos ocorra um caso novo de Câncer e a cada 20 minutos uma morte causada pela doença aconteça no mundo.

Em suma, com todas essas informações, espero que você homem que está lendo esse texto, procure o quanto antes um médico urologista. Afinal, o tratamento de câncer de próstata em fase inicial sempre apresenta melhores chances de cura!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!