Novembro Azul: prevenção do Câncer de Próstata

consulta com um urologista para prevenir o câncer de próstata

Novembro Azul é uma campanha criada para conscientizar o homem sobre a importância da prevenção do Câncer de Próstata.

A cada ano, cerca de 60 mil homens são diagnosticados com Câncer de Próstata. Mas apesar disso, estudos recentes apontam, que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

Então, justamente para conscientizar os homens sobre a importância dessa doença, criou-se a campanha.

Afinal, quando diagnosticado em fase inicial, a chance de cura desse câncer é maior que 90%. Por isso, é muito importante detectar precocemente essa doença.

Para isso, todo homem, a partir dos 50 anos, deve consultar anualmente o urologista para prevenção pela realização do exame da próstata e do exame de sangue (PSA). Principalmente se houver história familiar da doença, as consultas devem começar aos 45 anos.

Mas você sabia, que o homem deve consultar o urologista sobre o câncer de próstata muito antes dessa idade?

Realmente, a prevenção do Câncer de Próstata é muito importante, mas não podemos nos esquecer que o programa de saúde do homem começa muitos antes disso.

Na verdade, orienta-se que, até os 35 anos, o paciente deve realizar check-up com o urologista a cada 2 anos; a partir dos 35 anos, as consultas devem ser anuais.

Principais exames de prevenção do câncer de próstata de acordo com a faixa etária:

Até os 35 anos, as consultas com o urologista são a cada dois anos:

• Medição da pressão arterial;
  • Avaliação do índice de massa corpórea (IMC);
  • Glicemia de jejum, se houver histórico familiar de diabetes ou obesidade;
  • Perfil lipídico, se houver histórico familiar de dislipidemia ou obesidade;
  • Investigação de doenças sexualmente transmissíveis (DST), se houver fatores de risco;
  • Recomendação de vacinação contra hepatite B, transmissível por via sexual

Dos 35 aos 40 anos, as consultas são anuais com o urologista:

• Medição da pressão arterial sistêmica;
  • Avaliação do IMC;
  • Hemograma completo;
  • Glicemia de jejum;
  • Urina tipo I;
  • Perfil lipídico

Dos 40 aos 50 anos, as consultas são anuais com o urologista:

• Todos os exames realizados dos 35 aos 40 anos;
  • PSA e o exame da próstata em pacientes com histórico familiar de Câncer de Próstata;
  • Iniciar o teste antígeno prostático específico (PSA) e o exame da próstata, aos 45 anos, em pacientes que não tenham histórico familiar de Câncer de Próstata.

Dos 50 aos 75 anos, em visitas anuais com o urologista:

• Todos os exames realizados dos 35 aos 50 anos;
  • Colonoscopia a cada dez anos ou em intervalos menores se houver alteração nos exames.

Consultar com o urologista a partir dos 65 anos:

• Ultrassom de abdome total a procura de aneurisma de aorta abdominal (tabagista ou ex-tabagista);
  • Recomendação de vacinação contra influenza e pneumonia.

Portanto, mesmo que o homem ainda não tenha 45 anos, é muito importante consultar um urologista.

Quanto mais cedo for detectado um problema de saúde, melhor é o tratamento e maior são as chances de cura. Então, se você quer realizar um agendamento, acesse nossa página de contato!