Você tem infecção urinária frequentemente? Saiba o que pode estar causando esse quadro.

infecção de urina em homens

Chamamos de infecção urinária a infecção que ocorre em qualquer parte do sistema urinário, mas o mais comum é que  ocorra na bexiga.

Muitas pessoas acabam chamando isso de cistite, mas não é bem assim. O  termo cistite significa inflamação na bexiga e existem muitas causas disso, mas concordo que a infecção urinária seja a mais comum.

As mulheres costumam ter mais infecção de urina que os homens. Estima-se que 50-80% das mulheres terão pelo menos um quadro de infecção na vida e dessas mulheres, 20-50% terão recorrência do quadro.

Quando o paciente tem 3 ou mais  episódios da infecção em 1  ano ou 2 ou mais episódios  em 6 meses, é preciso investigar o que está causando isso.

Principais causas da infecção urinária:

  • Automedicação: quando a pessoa toma o mesmo medicamento por muito tempo, sem supervisão de um médico, pode ocorrer o “desenvolvimento” de resistência a certos antibióticos.
  • Higiene inadequada após evacuação: bactérias presentes no intestino podem alcançar o canal da urina e bexiga;
  • Imunidade baixa;
  • Prisão de ventre;
  • Diabetes mellitus;
  • “Segurar a urina” e ir poucas vezes ao banheiro;
  • Menopausa.

Sempre que você tiver dor ao urinar, notar presença de sangue na urina, urinar mais vezes que o comum ou apresentar qualquer outro sintoma da doença.

Consulte um Urologista, independentemente de ser sua primeira incidência ou ser um caso de repetição do quadro. Não se automedique de forma alguma!

A escolha do melhor tratamento para cada caso deve ser feita pelo Urologista, levando em conta as características da infecção. Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!