BLOG

Você tem infecção urinária frequentemente? Saiba o que pode estar causando esse quadro.

Entenda as principais causas da Infecção Urinária - Takano Urologia

Navegue por tópicos:

Chamamos de infecção urinária a infecções em qualquer parte do sistema urinário, mas a mais comum ocorre na bexiga.

Muitas pessoas acabam chamando isso de cistite, mas não é bem assim. Cistite significa inflamação na bexiga e existem muitas causas disso, mas concordo que a infecção urinária é a mais comum.

As mulheres costumam ter mais infecções urinárias que os homens. Estima-se que 50-80% das mulheres terão pelo menos um quadro de infecção na vida e, dentre essas mulheres, 20-50% terão recorrência do quadro.

Quando o paciente tem 3 ou mais episódios da infecção em 1 ano, ou 2 ou mais episódios  em 6 meses, é preciso investigar o que está causando isso com um médico urologista.

Principais causas do problema:

  • Automedicação: quando a pessoa toma o mesmo medicamento por muito tempo, sem supervisão de um médico. Pode ocorrer o “desenvolvimento” de resistência a certos antibióticos.
  • Higiene inadequada após evacuação: bactérias presentes no intestino podem alcançar o canal da urina e bexiga;
  • Imunidade baixa;
  • Prisão de ventre;
  • Diabetes mellitus;
  • “Segurar a urina” e ir ao banheiro poucas vezes;
  • Menopausa.

Entre os principais sintomas da Infecção urinária estão: dor ao urinar, sangue na urina, urinar mais vezes que o comum. Então, o ideal é procurar por um médico urologista assim que você apresentar qualquer sintoma da doença.

Consulte-se com um médico urologista o seu quadro de infecção urinária recorrente

Consulte um Urologista, independentemente de ser sua primeira incidência ou ser um caso de repetição do quadro. Não se automedique de forma alguma!

A escolha do melhor tratamento para cada caso deve ser feita pelo Urologista, levando em conta as características da infecção. Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!