BLOG

Quais são os Sintomas do Câncer de Próstata?

Sintomas do Câncer de Próstata

Navegue por tópicos:

O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso a importância dos exames preventivos como PSA e Toque Retal e das consultas de rotina. Quando descoberto no início, ele tem mais de 90% de chance de cura, sendo um tipo de câncer com alto índice de sucesso no tratamento.

Nas consultas preventivas é realizado o exame de toque retal e solicitado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Atualmente há também outros exames que nos auxiliam na investigação dessa doença como o PCA-3, substância dosada na urina e a ressonância multiparamétrica da próstata, que é um exame de imagem.

Principais sinais e sintomas do câncer de próstata em estágio avançado:

  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Vontade de urinar frequentemente;
  • Fluxo urinário fraco;
  • Presença de sangue na urina;
  • Incontinência urinária;
  • Insuficiência renal;
  • Intestino preso;
  • Dor nos ossos;
  • Fraqueza;
  • Perda de peso

Fatores de Risco do Câncer de Próstata

Esses sintomas não são exclusivos do Câncer de Próstata, pois podem acontecer se a pessoa tiver outros problemas de saúde, como a hiperplasia prostática benigna.

Para definir qual a causa desse quadro, é muito importante consultar um urologista sempre que o paciente sentir esses sintomas (não necessariamente todos).

Além disso, para prevenção do câncer de próstata, havendo histórico familiar, recomenda-se iniciar consultas com o Urologista a partir dos 40-45 anos; nos demais casos, aos 50 anos, afinal, hereditariedade é um dos principais fatores de risco.

Já existem exames de rastreamento genético do câncer de próstata, conheça mais sobre eles em nosso artigo

Quais são os tratamentos para câncer de próstata

Caso você tenha alguma dúvida sobre a doença, se consultar com um especialista é a melhor forma de ter informações.  No entanto, um dos tratamentos mais efetivos tem sido a Cirurgia Robótica.

Quer saber mais sobre essa e outras formas de tratamento para câncer de próstata? Acompanhe nosso blog e leia as matérias. Afinal, manter-se bem informado é o primeiro passo para que uma pessoa possa cuidar melhor de sua saúde!

Você tem interesse em agendar uma consulta com um especialista em cirurgia robótica e câncer de próstata? Então entre em nossa página de contato e agende sua consulta hoje mesmo!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!