Sintomas do Câncer de Próstata

Urologista especializado em câncer de próstata diagnosticando um paciente

O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso a importância dos exames preventivos. Quando descoberto no início, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura.

Nas consultas preventivas é realizado o exame de toque retal e solicitado o exame de sangue PSA.

Atualmente há também outros exames que nos auxiliam na investigação dessa doença como o PCA-3, substância dosada na urina e a ressonância multiparamétrica da próstata, que é um exame de imagem.

Principais sintomas do câncer de próstata em estágio avançado:

• Dor ou ardência ao urinar;
  • Vontade de urinar frequentemente;
  • Fluxo urinário fraco;
  • Urina com sangue;
  • Incontinência urinária;
  • Insuficiência renal;
  • Intestino preso;
  • Dor nos ossos;
  • Fraqueza;
  • Perda de peso

Esses sintomas não são exclusivos do Câncer de Próstata, pois podem acontecer se a pessoa tiver outros problemas de saúde. Para definir qual a causa desse quadro, é muito importante consultar um urologista sempre que o paciente sentir esses sintomas (não necessariamente todos).

Além disso, para prevenção do câncer de próstata, havendo histórico familiar, recomenda-se iniciar consultas com o Urologista a partir dos 40-45 anos; nos demais casos, aos 50 anos.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a doença, fique à vontade para perguntar no campo de comentários abaixo ou agendar uma consulta comigo.

Não deixe de acompanhar nosso blog ler nossos últimos artigos, afinal, manter-se bem informado é o primeiro passo para que uma pessoa possa cuidar melhor de sua saúde!

Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!