Início » Câncer de Próstata » Sinais de Câncer de Próstata em estágio avançado

Sinais de Câncer de Próstata em estágio avançado

câncer de próstata

A cirurgia robótica é um dos procedimentos mais modernos e avançados da medicina, sendo uma alternativa menos invasiva para o tratamento do câncer de próstata

Contudo, o grande obstáculo que ainda existe é o diagnóstico precoce da doença, uma vez que muitos homens tratam o exame de toque retal com bastante medo e preconceito.

O câncer prostático em estágio inicial pode ser silencioso e os sintomas, em muitos casos, surgem apenas quando a doença já atingiu níveis mais avançados. 

Por isso, se você já passou dos 40 anos, é importante que faça consultas e exames de rotina, combinando o toque retal com o exame de sangue PSA.

Além disso, vale ficar atento ao surgimento de sinais e alguns sintomas, sobre os quais vamos explicar melhor neste artigo do Dr. Luiz Takano, Especialista em Urologia Minimamente Invasiva.

Números sobre a doença no Brasil

Após o câncer de pulmão, o câncer de próstata é o segundo tumor maligno que mais vitimiza os homens quando o diagnóstico ocorre tardiamente.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa para 2018 era de 68 mil novos casos de câncer de próstata diagnosticados no país, com projeção de 13 mil mortes por ano.

É preciso lembrar que o diagnóstico precoce da doença eleva as chances de cura.

Sintomas provocados pelo câncer de próstata em estágio avançado

Quando no início, o câncer de próstata não costuma provocar sintomas. Mas quando se encontra em estágio avançado, atingindo estruturas vizinhas, como uretra, bexiga e vesículas seminais, alguns sintomas começam a ocorrer. 

  • Sangramento e dor ao urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Dificuldade de iniciar a micção;
  • Dificuldade de interromper a micção;
  • Presença de sangue no esperma;
  • Dor ao ejacular;
  • Dor lombar e na bacia;

Embora possam também ocorrer em outras doenças, esses sintomas podem indicar um tumor na próstata e precisam ser avaliados pelo médico, com base em alguns exames. Assim, seu médico terá condições de recomendar o tratamento adequado, que pode incluir a cirurgia robótica.  

Quais são os tratamentos mais eficazes para o câncer de próstata?

Atualmente, existem vários tratamentos para o câncer de próstata, que podem ser aplicados isoladamente ou combinados entre si, dependendo de cada do estágio da doença.

A cirurgia é o procedimento mais recomendado pelos especialistas para doenças localizadas e localmente avançadas. Há outras formas de tratamento como radioterapia e tratamentos hormonais

Dentro das modalidades de cirurgia, a cirurgia robótica é um dos métodos mais modernos para tratamento do câncer. Um procedimento realizado pelo médico com o auxílio de um equipamento (robô), cujas pinças articuladas se movimentam com precisão e leveza. 

Enfim, você conhece as vantagens da cirurgia robótica? Esse método oferece várias vantagens sobre o método cirúrgico laparoscópico tradicional com:

  • Melhor qualidade de visão;
  • Movimentos mais delicados, permitindo dissecção delicada de estruturas como os nervos responsáveis pela ereção;
  • Menor sangramento;
  • Menos dor no pós-operatório;
  • Menor tempo de internação;
  • Menor tempo de afastamento do trabalho;
  • Recuperação mais rápida da continência urinária;

A prostatectomia robótica é um procedimento relativamente novo no país. Então vale a pena conhecer e tirar dúvidas sobre a técnica com um médico urologista especialista no procedimento.

Quer saber mais sobre essa doença e como você pode se tratar? Então agende sua consulta com Dr. Luiz Takano!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!