BLOG

Que médico devo procurar para fazer o tratamento para câncer de próstata?

câncer de próstata

Navegue por tópicos:

Muitos pacientes têm dúvidas sobre qual especialista médico devem escolher para o tratamento de doenças como o câncer de próstata. Isso é especialmente comum quando os especialistas envolvidos são urologistas e proctologistas.  Afinal, muitos dos sintomas na parte pélvica podem significar problemas trato urinário ou digestivo e isso gera confusão. Essa, aliás, é uma das causas do atraso para diagnóstico e tratamento para câncer de próstata

E neste artigo do Blog do Dr. Luiz Takano, vamos tirar as principais dúvidas sobre quando procurar um urologista.

Urologista e proctologista: qual a diferença?

Em suma, a urologia é a especialidade da medicina que cuida dos órgãos do aparelho urinário masculino e feminino e do órgão sexual masculino

Sim, urologistas também cuidam de mulheres. Por exemplo, quando o paciente tem pedra nos rins, independentemente de ser ou mulher, deve procurar  o urologista

Portanto, o urologista tem conhecimento e experiência para tratar rins, bexiga, ureteres e adrenais de homens e mulheres e próstata, pênis, testículos, epidídimos, ductos deferentes e vesículas seminais de homens. Por outro lado, os médicos proctologistas são indicados para cuidar de doenças no intestino, reto, e ânus de homens e mulheres.

Casos clínicos que geram confusão

Alguns problemas e complicações da próstata são exemplos de casos clínicos que geram confusão entre os pacientes. O exame de próstata, que pode detectar alterações da glândula, aumento de tamanho e a presença de tumores, é feito por meio do exame de toque, passando pelo reto. 

Por isso, alguns pacientes acreditam que o médico a ser consultado é o proctologista. No entanto, a próstata faz parte do aparelho sexual masculino, devendo ser avaliada por um urologista. 

Já as hemorroidas são doenças que precisam de tratamento com um proctologista, assim como os casos de sangramento retal e complicações nos intestinos. 

Quando procurar um urologista? Especializado em câncer de próstata

Cuidar da saúde urológica é muito importante para a manutenção da saúde do corpo dos homens. Por isso, todos os homens, independentemente da idade devem realizar consultas regulares com o urologista para check-up.

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

E, claro, quando houver algum sintoma urinário ou sexual masculino, o ideal é considerar que pode haver um problema real, que deve ser avaliado pelo urologista.

Sintomas que você nunca deve ignorar

Existem sintomas que você nunca deve ignorar, pois podem indicar um problema urológico. Então, veja quais são:

  • Presença de sangue na urina (hematúria);
  • Sentir dor ou queimação consistente ao urinar, o que pode indicar uma infecção do trato urinário;
  • Tem uma necessidade frequente de urinar ou tem dificuldade em urinar;
  • Incontinência urinária.

Fique sempre atento ao câncer de próstata

Além disso, se seu exame de PSA mostrou alguma alteração, isso pode indicar câncer de próstata. Decerto, o câncer prostático é um dos que mais acomete os homens. 

Mas, em seus estágios iniciais, o câncer de próstata pode ser tratado com mais facilidade, por meio da cirurgia robótica. Esse procedimento é menos invasivo e promove uma recuperação em menor tempo. 

Então, mantenha suas consultas regulares com um urologista em dia. Agende sua teleconsulta com o Dr. Luiz Takano hoje mesmo!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!