Principais cuidados com a saúde mental de pacientes com câncer de próstata

Câncer de Próstata: principais cuidados com a saúde mental

Receber o diagnóstico de câncer é algo bastante difícil para qualquer paciente. Além do comprometimento físico, a doença afeta a saúde mental, causando medo e tristeza

Portanto, é importante saber quais cuidados devem ser tomados para garantir bem estar emocional aos pacientes com câncer de próstata.

Quais os impactos do câncer de próstata na saúde mental?

A preocupação com a saúde mental deve começar no momento do diagnóstico da doença. Um estudo publicado em uma revista científica especializada em psicologia de pacientes oncológicos evidenciou que doentes com câncer de próstata têm incertezas sobre a evolução da doença, o que dificulta que lidem com o diagnóstico, piorando sua qualidade de vida.

Essa incerteza deriva, em parte, da característica da doença, pois, embora tenhamos estatísticas de prognóstico e tempo de vida, cada caso se comporta de maneira particular. Isso claramente afeta a saúde mental dos pacientes com câncer de próstata.

Além disso, o tratamento muitas vezes envolve cirurgias e operações que podem provocar complicações como incontinência urinária e disfunção erétil

Essas complicações são bastante raras quando realizamos cirurgia robótica, mas o medo de que ocorram contribui para o adoecimento mental e devem ser levados em consideração.

Por que cuidar da saúde mental no câncer de próstata?

Pacientes com a saúde mental comprometida são menos propensos a aceitar e aderir  ao tratamento, o que pode afetar as chances de cura e sobrevida do doente.

Quando procurar ajuda?

Embora as doenças de origem emocional sejam bem documentadas pela ciência, muitas pessoas ainda as consideram como fraquezas.

Outras pessoas reconhecem a existência desse quadro, mas acreditam ser possível curá-las sem ajuda de profissionais da saúde

É preciso esclarecer que as doenças de origem emocional são doenças tão importantes quanto àquelas consideradas físicas e podem trazer complicações graves, incluindo óbito.

Consideramos importante a participação de profissionais como psicólogo e psiquiatra em todos os momentos da doença, desde o diagnóstico até o tratamento.

Ela torna-se mandatória quando há agravamento de sintomas como tristeza ou ansiedade, dificuldade de concentração e a perda de interesse em atividades que antes traziam prazer.

Cuidar da saúde mental durante o tratamento do câncer de próstata é fundamental. Além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, ela também pode estar diretamente relacionada com o sucesso do tratamento.

Gostou do artigo e quer ter o apoio em toda sua jornada para se recuperar do câncer de próstata? Entre em contato com o Dr Luiz Takano e agende sua consulta hoje mesmo!