Dicas para lidar com o diagnóstico do câncer de próstata

dicas para lidar com o diagnostico de câncer de próstata

Embora o avanço tecnológico tenha permitido o desenvolvimento de métodos eficazes e minimamente invasivos como a cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata, ao receber a notícia do diagnóstico de uma doença maligna, o paciente é inundado por sentimentos negativos como medo, insegurança e impotência. O mesmo ocorre com os familiares do doente.

Entendemos que se trata de situação difícil e gostaríamos de dividir algumas dicas, que podem ajudar nesse momento delicado.

Mantenha a calma durante o momento

Receber a notícia de que há a presença de um tumor maligno na próstata pode causar um grande impacto.

Mas manter a calma é essencial nesse momento. Isso permite que você assimile mais facilmente o que o médico está dizendo

Reforçamos que embora a chance de cura do câncer de próstata seja bastante elevada caso a doença, seja identificada em fase inicial, isso também é possível em doença avançada.

Se for preciso, busque uma segunda opinião

Buscar uma segunda opinião médica é um direito do paciente. Portanto, se a primeira consulta não serviu para esclarecer todos os pontos, consulte outro profissional.

A intenção, de fato, é que o paciente se sinta o mais seguro possível para tomar decisões e não se precipitar.

Idoso com apoio familiar para lidar com o tratamento do câncer de próstata | Takano Urologia

Abra o jogo com seus familiares sobre o diagnóstico do câncer de próstata

Esconder um diagnóstico de câncer não ajuda de nenhuma maneira. Contar com o apoio da família e dos amigos mais próximos pode ajudar em todo o processo de tratamento.

Converse com as pessoas que você ama e conte sobre o problema. Se precisar, conte com o suporte de um terapeuta.

Converse com seu médico sobre as opções de tratamento

Depois de já conhecer seu diagnóstico, fale com seu médico urologista sobre todas as possibilidades de tratamento

É preciso ressaltar, porém, que a cirurgia robótica é a forma de tratamento que cursa com maior sobrevida (os pacientes vivem mais) quando se trata de doença localizada. É um procedimento menos invasivo, mais preciso tecnicamente, o que permite uma recuperação mais rápida

Faça pesquisas sobre a cirurgia robótica e sobre o câncer de próstata

Para realizar a cirurgia robótica, o médico deve estar habilitado e ter experiência para executar esse tipo de tratamento

O Dr. Luiz Takano é urologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e formado em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine, uma das faculdades de medicina mais renomadas dos Estados Unidos.

Para tirar duas dúvidas com o Dr. Luiz Takano, marque uma consulta!