Entenda o que é Hiperplasia Prostática Benigna

Homem no consultório médico preocupado por conta da hiperplasia prostática benigna

Antes de falarmos sobre a hiperplasia prostática benigna (HPB) é importante que você saiba o que é a próstata.

A próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino. Encontra-se na pelve, próximo a bexiga e envolve o canal da urina. Sua função é produzir grande parte do líquido que forma o esperma e esse líquido, por sua vez, tem a função de garantir que o espermatozoide sobreviva.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a próstata, vamos falar sobre hiperplasia prostática benigna (HPB). Traduzindo do “mediques”, isso significa simplesmente aumento da próstata.

À medida que o homem envelhece, a próstata vai aumentando de tamanho. É algo tão frequente, que,  aos 90 anos de idade, 90% dos homens vão apresentar esse quadro.

Isso NÃO é câncer de próstata, o câncer é outra doença. As 2 doenças podem acontecer ao mesmo tempo, mas são doenças diferentes.

Mas se a HPB não é câncer, qual o problema que ela provoca? Como o canal da urina (uretra) passa por dentro da próstata, à medida que a próstata aumenta, pode comprimir o canal da urina, tornando cada vez mais difícil o esvaziamento de urina pela bexiga.

Sintomas da hiperplasia prostática benigna:

• Jato de urina fino e fraco;
  • Demora para começar a sair urina;
  • Gotejamento persistente ao final do ato de urinar;
  • Interrupção do jato de urina, sendo necessário “fazer força” para reiniciá-lo;
  • Vontade frequente de urinar, causando a sensação de não ter conseguido esvaziar completamente a bexiga;
  • Vontade súbita e intensa de urinar;
  • Dor ao urinar;
  • Acordar a noite mais de uma vez para urinar;
  • Presença de sangue na urina

Somente o Urologista possui formação e treinamento adequados para fazer  o diagnóstico e tratamento dessa doença.

Esse texto foi útil? Queremos ouvir sua opinião, por isso não deixe de fazer seu comentário. Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!