Início » atividades físicas » Entenda o papel da atividade física na recuperação do câncer de próstata

Entenda o papel da atividade física na recuperação do câncer de próstata

Senhor de idade fazendo uma caminhada como recuperação para o câncer de próstata

Para um tratamento eficaz do câncer prostático, a combinação de um diagnóstico precoce e da cirurgia robótica de próstata são fundamentais na cura do paciente. A prostatectomia robótica é vista atualmente como dos métodos mais modernos para a retirada do câncer. 

Além disso, a popularidade da técnica se deve a taxa de sucesso da cirurgia robótica próstata – que vem se mostrado cada vez mais positiva. Mas, além da técnica de prostatectomia robótica, a prática de atividades físicas no pós-operatório é crucial para o paciente, ajudando na redução dos possíveis efeitos colaterais do tratamento do câncer de próstata.

Relação entre câncer de próstata, tratamento e atividades físicas

Estudos e pesquisas já realizadas em todo o mundo mostraram que fazer atividade física regularmente reduz o risco de desenvolvimento do câncer de próstata. Além disso, em homens com tumores prostáticos, a atividade física (apenas três horas por semana) está associada à melhor qualidade de vida no período de tratamento e de recuperação pós-cirúrgica.

Do mesmo modo, vale destacar muitos tratamentos para o câncer de próstata acabam gerando efeitos prejudiciais no seu corpo. A terapia hormonal, por exemplo, pode levar à osteoporose e à perda de massa muscular. Mas essas sequelas são amenizadas por meio de exercícios e treinamento de força. 

A incontinência urinária (incapacidade de controlar o fluxo urinário) também é outro efeito colateral da cirurgia com remoção total da próstata. Geralmente é algo transitório e 95% dos pacientes se recuperam disso em até 6 semanas após a cirurgia robótica. Os exercícios de Kegel antes e após o tratamento do câncer de próstata fortalecem os músculos do assoalho pélvico., permitindo, muitas vezes, recuperação melhora mais rápida desse quadro.

Exercícios de Kegel – fortalecendo os músculos do assoalho pélvico

Os músculos do assoalho pélvico vão do osso púbico – na frente da virilha – até o cóccix (que fica acima das nádegas). Além de servir como válvula para a bexiga, eles suportam a bexiga, a próstata e o reto na pélvis. 

Então, com a cirurgia da próstata, a fraqueza muscular é uma sequela comum devido à proximidade desses músculos com a próstata. Por isso, é importante fortalecer os músculos pélvicos antes da cirurgia, minimizando a fraqueza muscular e também o risco de incontinência.

Praticando os Exercícios de Kegel antes da cirurgia

Você pode fazer exercícios de Kegel enquanto está deitado ou sentado em uma cadeira. Então, contraia o assoalho pélvico por 10 segundos, descansando por mais 10 segundos. Repita o processo cinco vezes, fazendo esse exercício três vezes ao dia até a cirurgia.

Exercícios no pós-cirúrgico

Depois do procedimento de retirada do câncer, converse com seu médico urologista. Pois somente o profissional poderá liberar o paciente para a realização de atividades físicas. Após a liberação, comece os exercícios de fortalecimento da pelve com uma contração suave enquanto está deitado. Mantenha a contração por três segundos e depois relaxe por 15 segundos. Faça cinco repetições, três vezes ao dia.

Por que fazer um treinamento aeróbico ajuda na prevenção do câncer de próstata?

O exercício aeróbico (como caminhada rápida, dança, natação, corrida) faz com que seu gasto calórico aumente durante e por algumas horas após o treino. Ao fazer exercícios aeróbicos, seu corpo queima calorias, aumenta os níveis naturais de antioxidantes do corpo e elimina moléculas inflamatórias que causam câncer.

Ao mesmo tempo, cabe lembrar que a prática de atividades evita o sobrepeso, que é um dos principais fatores de risco para o câncer

Tem mais dúvidas sobre esse assunto e deseja mais esclarecimentos? Continue acompanhando o blog do Dr. Luiz Takano! Mas se você tem outras dúvidas como o preço da cirurgia robótica ou dúvidas particulares sobre seu caso, entre em contato conosco e agende sua consulta!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos