Início » Câncer de Próstata » Como reconhecer os primeiros sintomas de problemas na próstata

Como reconhecer os primeiros sintomas de problemas na próstata

reconhecer os primeiros sintomas de problemas na próstata

Problemas de próstata – como o Câncer e a HPB – podem surgir nos homens em qualquer fase da vida, mas são mais comuns em homens de idade avançada.

No entanto, independentemente da idade, é interessante que a ala masculina saiba reconhecer os principais sintomas de problemas na próstata.

Aliás, quanto antes isso ocorrer, mais cedo o paciente deverá procurar a orientação de um urologista em São Paulo. Dessa forma, haverá mais chances de obtenção de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz.

Os primeiros sintomas que indicam problemas na próstata

De acordo com um estudo feito pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, estima-se que mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata surjam em 2019.

Além do câncer, há outros distúrbios importantes que podem acometer a glândula, levando a sérias consequências físicas e psicológicas. Confira quais os principais problemas na próstata e seus sintomas:

Câncer de Próstata

Este é considerado um dos problemas mais complicados de serem tratados, mas não impossíveis. Logo, é importante que o paciente tenha um diagnóstico precoce, que pode ser facilitado assim que o paciente identifique os primeiros sintomas.  Dentre os sintomas mais comuns de quem desenvolve a doença estão:

  • Dificuldade para urinar
  • Fraco fluxo urinário
  • Dor no osso pélvico

Além disso, o paciente pode apresentar desconforto na região pélvica, disfunção erétil e presença de sangue na urina.  

Decerto, alguns tipos de câncer desenvolvidos na próstata – pequena glândula do sistema genital masculino – crescem de forma lenta. Por outro lado, outros tipos são mais agressivos e requerem tratamento imediato.

Hiperplasia Prostática Benigna

A hiperplasia benigna da próstata é outro problema comum do trato genital, sendo caracterizada como um crescimento benigno da próstata. Em suma, esse problema é causado pelo aumento do número de células normais da glândula.

Embora não esteja relacionado ao câncer, a doença exige cuidados específicos, podendo acometer mais homens da Terceira Idade.  Então, os sintomas mais comuns são:

  • Retenção de urina
  • Dor ao urinar
  • Fluxo urinário fraco
  • Necessidade frequente de urinar
  • O ato de urinar exige maior força
  • Aumento da vontade de urinar à noite

Prostatite Aguda

A prostatite é uma inflamação na glândula que pode se desenvolver rapidamente. Assim, os sintomas mais evidentes são dor na região pélvica e genital, dor na virilha, febre, tremores, urina turva e mal cheirosa e mal-estar.

Inegavelmente esses sintomas são provocados pela infecção bacteriana, o que requer a prescrição de antibióticos por um urologista.

Prostatite Crônica

A prostatite crônica é similar à aguda. No entanto, a infecção e os sintomas podem durar mais tempo – até meses. Certamente, esse problema de próstata é mais difícil de ser tratado, especialmente em pacientes idosos.

Conheça o Dr. Luiz Takano, especialista em urologia minimamente invasiva em São Paulo

Em todos os tipos de problemas na próstata citados acima, o recomendado é que o paciente busque orientação médica. Logo, o especialista mais indicado é o médico urologista, responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário.

Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

 

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!