BLOG

O que é o Painel Somático da Próstata?

médico explicando sobre o painel somático de câncer de próstata

Navegue por tópicos:

Além da cirurgia robótica de próstata, o tratamento de câncer prostático ganhou um novo aliado. Estamos falando do Painel Somático de Próstata, um novo exame que consiste na realização de sequenciamento e análise do DNA de amostra do tumor. 

Esse exame oferece informações importantes aos médicos urologistas para que possam definir o tratamento mais adequado para o câncer de próstata, atendendo às necessidades individuais de cada paciente. 

Neste artigo do Dr. Luiz Takano – Especialista em Câncer de Próstata falaremos sobre como funciona o teste e como ele pode auxiliar na definição do tratamento mais adequado. 

O que é o Painel Somático da Próstata?

Trata-se de um exame que emprega técnicas de biologia molecular e bioinformática para detecção de 22 genes relacionados ao desenvolvimento do câncer de próstata, identificando quais são as mutações e variantes que estão provocando a doença.

Como funciona o novo exame para câncer de próstata?

A biópsia da próstata permite a coleta de amostras de tecido. Essas amostras são submetidas a análise pelo médico patologista que utiliza um microscópio para definir se há presença de células cancerosas. Muitas vezes, porém, o exame não permite avaliar adequadamente o grau de agressividade da doença.                                                                                    

O Painel Somático de Próstata atua de modo complementar à biópsia e permite detectar marcadores genéticos associados a comportamento tumoral mais agressivo.  

Essas informações ajudam os especialistas em tratamento da próstata a definirem a melhor forma de tratamento, como cirurgia robótica de próstata, radioterapia ou terapia de privação hormonal, que podem ser utilizadas isoladamente ou associadas. 

Quais as vantagens do teste para pacientes?

Com as informações fornecidas pelo exame, os especialistas podem personalizar a conduta ao paciente e definir não só tratamentos mais eficazes como tratamentos com menos efeitos colaterais das e aumentar a sobrevida dos pacientes.

Devemos lembrar, porém, que as consultas de rotina com o médico urologista continuam sendo indispensáveis para a identificação precoce do câncer de próstata, por meio do Exame do Toque Retal e o Exame de PSA

Então, agende sua consulta hoje mesmo com o Dr. Luiz Takano. Afinal, ter um bom acompanhamento com um Especialista em Câncer de Próstata é indispensável para a recuperação!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!