Início » Câncer de Próstata » Altos níveis de gordura visceral estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de próstata avançado

Como a gordura visceral está relacionada ao câncer de próstata

Segundo estudo publicado, em em junho de 2019, na revista americana Câncer, o excesso de peso e de gordura visceral podem elevar o risco de desenvolver câncer de próstata mais avançado e fatal

A pesquisa aponta que o acúmulo de gordura visceral, aquele tipo de gordura que envolve o fígado e outros órgãos do abdômen, além da gordura subcutânea, aquela abaixo da pele, nas coxas estão associados a um maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata em estágio avançado e morte pela doença.

Pesquisa sobre câncer de próstata associada à gordura visceral

Entre 2002 e 2006, 1.832 homens islandeses foram submetidos a tomografia computadorizada, bioimpedância, circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corpórea.

Os pacientes foram, então, acompanhados até 2015, identificando-se quais deles desenvolveram câncer de próstata agressivo, avançado ou faleceram dessa doença.

IMC e os riscos de câncer na próstata

A pesquisa identificou que o acúmulo de gordura visceral eleva o risco de câncer de próstata avançado e morte por câncer de próstata

Especificamente um aumento de cinco pontos no IMC foi associado a um risco 50% maior para esses eventos.

Do mesmo modo, o aumento de 10,3cm de cintura está associado a um risco 40% câncer de próstata avançado e morte por câncer de próstata.

Por tudo isso é muito importante cuidar da saúde como um todo, mantendo atenção à alimentação saudável, à prática de exercícios físicos e à consulta regular com seu médico urologista! Afinal, já é conhecido que um estilo de vida sedentário pode aumentar consideravelmente as chances do câncer de próstata precoce.

Então, se você quer manter sua saúde em dia marque sua consulta hoje mesmo! Afinal, exames de prevenção são sempre as melhores formas de prevenir o câncer de próstata e outras doenças!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.