BLOG

Alimentos podem reduzir o tamanho da próstata?

Alimentos podem reduzir o tamanho da próstata?

Navegue por tópicos:

Sabemos que alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos promovem saúde e bem-estar. Contudo, você já deve ter visto algum anúncio em sites ou redes sociais sobre suplementos que ajudam com a próstata aumentada. Mas será que isso é realmente possível?

Neste post do Blog Takano Urologia, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto.

O que é aumento da próstata?

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ou Aumento da Próstata é uma condição que se inicia geralmente aos 50 anos de idade e acomete cerca de 88% dos homens aos 90 anos de idade. 

O crescimento da próstata provoca compressão progressiva do canal pelo qual passa a urina (comprime a uretra), assim dificultando a passagem da urina e causando a retenção urinária.

Alimentos podem realmente reduzir o tamanho da próstata?

Nas últimas décadas houve um aumento de interesse científico no papel dos alimentos sobre o metabolismo.

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

Pesquisadores europeus liderados por Giorgio Ivan Russo, Universidade de Catania (Itália), realizaram uma revisão da literatura científica publicada entre 1964 a setembro de 2021. 

Os dados sugeriram que a dieta mediterrânea ou que enfatize a presença de vegetais, frutas, nozes, legumes e peixes ou outras fontes de gorduras de cadeia longa (n-3), além de teor reduzido de carne vermelha, pode ter um papel benéfico sobre o aumento da próstata, como resultado dos efeitos regulatórios indiretos sobre o crescimento prostático e o tônus ​​da musculatura lisa, determinando assim uma melhora dos sintomas urinários provocados pela doença. 

Cuidado com anúncios em sites e redes sociais

Os pesquisadores são contundentes em afirmar que os estudos analisados apresentam falhas metodológicas e são necessários estudos adicionais para que a associação entre dieta e HPB possa se confirmar. 

Cuidados com anúncios como “Coma estes alimentos para diminuir a sua próstata” ou “Tome o suplemento para diminuir sua próstata”.

Eles oferecem uma falsa esperança de que o produto vendido pode proporcionar os benefícios.

Claro que uma alimentação saudável é fundamental, mas não há evidência clara que que trate adequadamente a HPB. 

Para avaliação adequada é fundamental realizar acompanhamento com um médico especialista.

Com o Dr. Luiz Takano, você encontra um especialista completo para seu quadro clínico. 

Agende sua consulta hoje mesmo e busque pelo tratamento de próstata aumentada!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

O que é nefrectomia em câncer de rim
Câncer de Rim

O que é nefrectomia em câncer de rim?

O câncer de rim é uma condição de grande impacto global que requer estratégias terapêuticas eficazes. A nefrectomia, cirurgia para remover o rim afetado, desempenha um importante papel nesse contexto.

Veja mais...
Agende sua Consulta!