BLOG

Consumir apenas água é o bastante para evitar os cálculos renais?

líquidos que você deve consumir para evitar cálculos renais

Navegue por tópicos:

Se você já se consultou com um médico urologista, certamente recebeu muitas orientações sobre como o consumo diário de água e outros líquidos é essencial para o bom funcionamento do seu organismo. A água tem papel fundamental na “limpeza” do sistema renal e urinário.  Mas não somente a água que pode reduzir o risco de formar cálculos renais e evitar a temida cólica renal e sua dor intensa.

Para esclarecer suas dúvidas sobre os cálculos renais e a ingestão de água e outros líquidos, continue lendo este artigo do Dr. Luiz Takano, médico urologista em SP especialista em cálculos renais!

Uma breve explicação sobre cálculos renais

Quem já teve tipos de cálculos renais também chamados de pedras nos rins – afirma que o problema provoca uma das piores dores que o ser humano pode sentir

As cólicas intensas, sensação de queimação durante a micção, a dificuldade de urinar e, por vezes, a presença de sangue na urina, são indicativas da presença dos cálculos.

Portanto, se você sente dores e percebe alguns desses sintomas, busque o auxílio de um médico urologista, pois as temidas pedrinhas podem estar em alguma parte do seu trato urinário. 

E, geralmente, a doença é provocada pela alimentação inadequada e pela pouca ingestão de líquidos diariamente. 

Vale lembrar que as pedras nos rins têm prevenção com medidas simples, que incluem o consumo dos líquidos indicados abaixo.

Quais tipos de líquidos posso consumir?

A água é, de fato, o principal líquido que você deve ingerir diariamente e em grandes quantidades – pelos menos 2,5 litros por dia. 

Alguns especialistas médicos urologistas indicam, inclusive, que os pacientes tomem água em quantidades compatíveis com seu peso e altura

De todo modo, a água realmente promove uma limpeza dos rins e das vias urinárias, “lavando” as impurezas do organismo e tornando mais fácil a saída desses pequenos cálculos, que podem conter cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) ou cistina (um aminoácido).

Mas, se você não é fã de água, pode optar por outros tipos de líquidos como sucos cítricos. Essas bebidas, assim como a água, promovem muitos benefícios para o corpo.

Em relação aos cálculos renais, especificamente, essas frutas contêm citrato, uma molécula que dificulta que os cristais de cálcio na urina se juntem, impedindo, assim, a formação de pedras. 

E quais são as bebidas você deve evitar?

Algumas bebidas que crianças e adultos adoram são os refrigerantes. Mas eles – justo eles! – são bebidas que os médicos urologistas apontam como os vilões causadores de cálculos renais.

Além de permitir maior presença de sódio na urina, os refrigerantes propiciam o aumento de peso e, consequentemente, isso favorece a resistência à ação da insulina e diabetes.

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

O resultado dessa combinação bombástica para o seu organismo é uma urina mais ácida e uma maior propensão ao desenvolvimento dos cálculos de ácido úrico.

Portanto, evite os refrigerantes, dê preferência à ingestão de bebidas como água, sucos. E não deixe de fazer uma consulta de rotina com seu médico urologista, pois a prevenção ainda é o melhor remédio.

Se consulte com um Especialista em Cálculos Renais

Listamos alguns cuidados que você pode ter para evitar cálculos renais, mas se você costuma a lidar com essas dores frequentemente ou já teve reincidências de pedras nos rins, agende já sua consulta com o Dr. Luiz Takano, especialista em urologia!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!