Início » cálculos renais » Consumir apenas água é o bastante para evitar os cálculos renais?

Consumir apenas água é o bastante para evitar os cálculos renais?

evitar os cálculos renais

Se você já se consultou com um médico urologista, certamente recebeu muitas orientações sobre como o consumo diário de água e outros líquidos é essencial para o bom funcionamento do seu organismo. A água tem papel fundamental na “limpeza” do sistema renal e urinário.  Mas não somente a água que pode reduzir o risco de formar cálculos renais.

Para esclarecer suas dúvidas sobre os cálculos renais e a ingestão de água e outros liquido, continue lendo este artigo do Dr. Luiz Takano, médico urologista em SP!

Uma breve explicação sobre cálculos renais

Quem já teve cálculos renais também chamados de pedras nos rins – afirma que o problema provoca uma das piores dores que o ser humano pode sentir

As cólicas intensas, sensação de queimação durante a micção, a dificuldade de urinar e, por vezes, a presença de sangue na urina, são indicativas da presença dos cálculos.

Portanto, se você sente dores e percebe alguns desses sintomas, busque o auxílio de um médico urologista, pois as temidas pedrinhas podem estar em alguma parte do seu trato urinário. 

E, na maioria dos casos, a doença é provocada pela alimentação inadequada e pela pouca ingestão de líquidos diariamente. 

Vale lembrar que as pedras nos rins têm prevenção com medidas simples, que incluem o consumo dos líquidos indicados abaixo. Confira!

Quais tipos de líquidos posso consumir?

A água é, de fato, o principal líquido que você deve ingerir diariamente e em grandes quantidades – pelos menos 2,5 litros por dia. 

Alguns especialistas médicos urologistas indicam, inclusive, que os pacientes tomem água em quantidades compatíveis com seu peso e altura. 

De todo modo, a água realmente promove uma limpeza dos rins e das vias urinárias, “lavando” as impurezas do organismo e tornando mais fácil a saída desses pequenos cálculos, que podem conter cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) ou cistina (um aminoácido).

Mas, se você não fã de água, pode optar por outros tipos de líquidos como sucos cítricos. Essas bebidas, assim como a água, promovem muitos benefícios para o corpo.

Em relação aos cálculos renais especificamente, essas frutas contêm citrato, uma molécula que dificulta que os cristais de cálcio na urina se juntem, impedidno, assim, a formação de pedras. 

Quais bebidas você deve evitar?

Algumas bebidas que crianças e adultos adoram são os refrigerantes. Mas eles – justo eles! – são bebidas que os médicos urologistas apontam como os vilões causadores de cálculos renais.

Além de permitir maior presença de sódio na urina, os refrigerantes propiciam o aumento de peso e, consequentemente, isso favorece a resistência à ação da insulina e diabetes.

O resultado dessa combinação bombástica para o seu organismo é uma urina mais ácida e uma maior propensão ao desenvolvimento dos cálculos de ácido úrico.

Portanto, evite os refrigerantes, dê preferência à ingestão de bebidas como água, sucos. E não deixe de fazer uma consulta de rotina com seu médico urologista, pois a prevenção ainda é o melhor remédio.

Se consulte com um Especialista em Cálculos Renais

Listamos alguns cuidados que você pode ter para evitar cálculos renais, mas se você costuma a lidar com essas dores frequentemente ou já teve reincidências de pedras nos rins, agende já sua consulta com o Dr. Luiz Takano, especialista em urologia!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!