BLOG

Perguntas comuns sobre a Incontinência Urinária

Incontinência Urinária

Navegue por tópicos:

A incontinência urinária pode ser entendida com a perda involuntária de urina e atinge homens e mulheres de todas as idades, afetando bastante a qualidade de vida. Esse quadro pode ser causado por muitas doenças, inclusive pelo aumento de próstata e pelo câncer de próstata.

É essencial que o paciente procure um Médico Urologista o quanto antes para a realização de exames para identificar a presença a causa da doença.

Se você sofre com a Incontinência Urinária e quer entender mais sobre o continue lendo este artigo do Blog Takano Urologia!

O que é a incontinência urinária?

Em condições normais, a bexiga e o esfíncter – músculo que age como uma válvula para fechar a uretra e impedir a saída da urina – atuam em perfeita sintonia, havendo controle do processo de micção, sem perdas urinárias mesmo sob esforço

No entanto, na incontinência, essa capacidade de evitar perda de urina é reduzida ou perdida completamente. Existem 3 tipos de incontinência:

  • Incontinência urinária de esforço: é a perda involuntária de urina durante ações como tossir, espirrar e levantar peso;
  • Incontinência urinária de urgência: é a perda involuntária de urina precedida pela necessidade urgente de urinar, ou seja, quando, de repente, ocorre uma vontade de urinar e não dá tempo de chegar ao banheiro;
  • Incontinência urinária por transbordamento ou paradoxal: ocorre quando a bexiga está tão cheia que a urina acaba saindo involuntariamente. É comum em casos de aumento de próstata avançados, em que não houve tratamento.
Cirurgia Robótica para câncer de próstata

O diagnóstico correto sobre o tipo de incontinência vai definir o melhor tratamento

É normal ter incontinência após a cirurgia de câncer de próstata?

De fato, os pacientes que passaram pela prostatectomia podem apresentar incontinência urinária de esforço após a retirada da sonda.

No entanto, 95% dos paciente recuperam o controle da urina em até 1 ano da cirurgia. Vale lembrar que quando realizamos cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata, os paciente recuperam esse controle precocemente. 

Este artigo tem a intenção de esclarecer algumas dúvidas. Mas se você tem dúvidas sobre seu caso pessoalmente, o ideal é consultar um Médico Urologista para uma avaliação mais cuidadosa. 

Então agende sua consulta conosco e veremos como seu tratamento pode ser seguido para ter o máximo de sucesso!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!