Início » Câncer de Próstata » Perguntas comuns sobre a Incontinência Urinária

Perguntas comuns sobre a Incontinência Urinária

Incontinência Urinária

A incontinência urinária pode ser entendida com a perda involuntária de urina e atinge homens e mulheres de todas as idades, afetando bastante a qualidade de vida. Esse quadro pode ser causado por muitas doenças, inclusive pelo aumento de próstata e pelo câncer de próstata.

É essencial que o paciente procure um Médico Urologista o quanto antes para a realização de exames para identificar a presença a causa da doença.

Se você sofre com a Incontinência Urinária e quer entender mais sobre o continue lendo este artigo!

O que é a incontinência urinária?

Em condições normais, a bexiga e o esfíncter – músculo que age como uma válvula para fechar a uretra e impedir a saída da urina – atuam em perfeita sintonia, havendo controle do processo de micção, sem perdas urinárias mesmo sob esforço

No entanto, na incontinência, essa capacidade de evitar perda de urina é reduzida ou perdida completamente. Existem 3 tipos de incontinência:

  • Incontinência urinária de esforço: é a perda involuntária de urina durante ações como tossir, espirrar e levantar peso;
  • Incontinência urinária de urgência: é a perda involuntária de urina precedida pela necessidade urgente de urinar, ou seja, quando, de repente, ocorre uma vontade de urinar e não dá tempo de chegar ao banheiro;
  • Incontinência urinária por transbordamento ou paradoxal: ocorre quando a bexiga está tão cheia que a urina acaba saindo involuntariamente. É comum em casos de aumento de próstata avançados, em que não houve tratamento.

O diagnóstico correto sobre o tipo de incontinência vai definir o melhor tratamento. 

É normal ter incontinência após a cirurgia de câncer de próstata?

De fato, os pacientes que passaram pela prostatectomia podem apresentar incontinência urinária de esforço após a retirada da sonda.

No entanto, 95% dos paciente recuperam o controle da urina em até 1 ano da cirurgia. Vale lembrar que quando realizamos cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata, os paciente recuperam esse controle precocemente. 

Este artigo tem a intenção de esclarecer algumas dúvidas. Mas se você tem dúvidas sobre seu caso pessoalmente, o ideal é consultar um Médico Urologista para uma avaliação mais cuidadosa. 

Então agende sua consulta conosco e veremos como seu tratamento pode ser seguido para ter o máximo de sucesso!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!