Pedra nos rins ou cálculos renais são formados quando substâncias na urina se agregam formando estruturas que lembram pedras, daí seu nome.
Quando as pedras estão localizadas no interior dos rins, não costumam provocar dor.
Mas quando se deslocam e alcançam o ureter, canal que liga o rim à bexiga, causam obstrução da drenagem de urina, que se acumula, provocando dilatação do ureter e do rim, que, por sua vez, desencadeia uma dor intensa nas costas, chamada cólica renal. Essa dor aumenta e diminui ciclicamente, irradiando (caminhando) para o abdome inferior. Trata-se de dor muito forte, podendo ser comparada à dor parto.
A seguir, veja o que fazer em caso de cólica renal!
Automedicação para tratar a cólica renal?
A automedicação com analgésicos e antiinflamatórios pode amenizar a dor. Mas é incomum que medicações administradas por boca sejam suficientes para aliviar comwpletamente o desconforto. Além disso, o paciente frequentemente apresenta vômitos associados à cólica renal, o que dificulta a absorção dos medicamentos utilizados por via oral.
Vá ao Pronto-Socorro mais próximo!
Sugerimos procurar o pronto-socorro mais próximo para avaliação médica e administração de medicamentos endovenosos para alívio da dor.
É prudente solicitar ajuda para o deslocamento até o hospital. Peça que alguém dirija para você, pois a intensidade da dor impede que o paciente dirija o veículo com segurança.
Hiperhidratação neste momento não ajuda
Ao contrário do que parece intuitivo, durante a cólica renal, o consumo de líquidos em grande quantidade não facilita a eliminação do cálculo e não interfere na intensidade da dor.
Recomendamos aumentar a ingestão de líquidos apenas para evitar a formação de novos cálculos renais.
Tratamento medicamentoso expulsivo para cólica renal
Após avaliação clínica, laboratorial e de imagem do paciente, o médico poderá definir qual a melhor forma de condução do caso.
Nem sempre é necessário submeter o paciente a cirurgia. Não havendo dor de difícil controle ou complicações associadas, podemos utilizar medicamentos para facilitar a eliminação do cálculo.
Caso isso não seja possível, há diferentes formas de tratamento cirúrgico para pedras no rins. A escolha da técnica depende de fatores relacionados ao paciente ao cálculo.
A cirurgia a laser costuma ser a abordagem cirúrgica mais comumente utilizada. Trata-se de procedimento realizado no hospital, sob anestesia, em que o médico urologista insere uma pequena câmera pela uretra, alcançando o ureter e o rim. Após identificar o cálculo, introduz uma fibra de laser e posteriormente uma pequena “cesta” cirúrgica, para fragmentar o cálculo e remover os fragmentos respectivamente.
Se você já teve ou está tendo cólica renal, agende uma avaliação com o Dr. Luiz Takano para resolver isso.