Doenças de Próstata

Formas de ajudar seu pai após o diagnóstico de câncer de próstata

É bastante comum familiares não saberem como ajudar o pai diagnosticado com câncer de próstata

Devemos ressaltar que o apoio da família tem papel importante na adesão ao tratamento pelo paciente.

Acompanhe seu pai nas consultas com o médico urologista

Acompanhar o pai nas consultas é uma forma de apoio emocional muito importante. Além disso, é bastante comum o paciente estar preocupado com a doença, o que dificulta que se lembre de tirar dúvidas sobre o tratamento ou mesmo guardar as informações que lhe são fornecidas pelo médico.

A presença do filho é importante para auxiliar o pai a fazer perguntas ao médico  e guardar suas respostas.

Busque ajuda de psicólogos

Essa dica vale tanto para o seu pai quanto para você, busque ajuda de profissionais de saúde mental. Sabemos que o diagnóstico de câncer gera muitas incertezas e medos para pacientes e familiares. Embora conversar com amigos ajude a desabafar, é preciso a participação de um profissional com formação para auxiliar o paciente e familiares a lidarem com os sentimentos despertados pelo câncer.

Busque médicos urologistas com experiência em cirurgia robótica

Pesquise os melhores profissionais para tratar seu pai. A cirurgia robótica pode ser a forma de tratamento mais adequada para o caso. O uso do robô permite melhor visão do campo cirúrgico e movimentos mais precisos.

Cuide também da sua saúde

Outro ponto que não pode ser deixado de lado são os cuidados com a própria saúde. O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata é antecedente familiar da doença.

Tendo seu pai sido diagnosticado com a doença, é preciso conversar com o médico urologista para definir a partir de que idade você deve iniciar o rastreamento do câncer de próstata. 

Para isso, é importante estar sempre atento à escolha dos melhores médicos urologistas para acompanhar o seu quadro e o de seu pai

Se você possui um pai com câncer de próstata, faça já sua avaliação. Agende uma consulta e vamos conversar sobre o assunto.

Dr. Luiz Takano