Formas de ajudar seu pai após o diagnóstico de câncer de próstata

Câncer de Próstata: como ajudar o seu pai após o diagnóstico

É bastante comum familiares não saberem como ajudar o pai diagnosticado com câncer de próstata

Devemos ressaltar que o apoio da família tem papel importante na adesão ao tratamento pelo paciente.

Acompanhe seu pai nas consultas com o médico urologista

Acompanhar o pai nas consultas é uma forma de apoio emocional muito importante. Além disso, é bastante comum o paciente estar preocupado com a doença, o que dificulta que se lembre de tirar dúvidas sobre o tratamento ou mesmo guardar as informações que lhe são fornecidas pelo médico.

A presença do filho é importante para auxiliar o pai a fazer perguntas ao médico  e guardar suas respostas.

Busque ajuda de psicólogos

Essa dica vale tanto para o seu pai quanto para você, busque ajuda de profissionais de saúde mental. Sabemos que o diagnóstico de câncer gera muitas incertezas e medos para pacientes e familiares. Embora conversar com amigos ajude a desabafar, é preciso a participação de um profissional com formação para auxiliar o paciente e familiares a lidarem com os sentimentos despertados pelo câncer.

Principais cuidados para evitar recidiva do câncer de bexiga

Busque médicos urologistas com experiência em cirurgia robótica

Pesquise os melhores profissionais para tratar seu pai. A cirurgia robótica pode ser a forma de tratamento mais adequada para o caso. O uso do robô permite melhor visão do campo cirúrgico e movimentos mais precisos.

Cuide também da sua saúde

Outro ponto que não pode ser deixado de lado são os cuidados com a própria saúde. O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata é antecedente familiar da doença.

Tendo seu pai sido diagnosticado com a doença, é preciso conversar com o médico urologista para definir a partir de que idade você deve iniciar o rastreamento do câncer de próstata.

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

Para isso, é importante estar sempre atento à escolha dos melhores médicos urologistas para acompanhar o seu quadro e o de seu pai

Se você possui um pai com câncer de próstata, faça já sua avaliação. Agende uma consulta e vamos conversar sobre o assunto.