A importância de se consultar com um médico urologista

saiba a importancia de se consultar com um médico urologista

Navegue por tópicos:

Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens. Conduz o programa de saúde do homem ou check-up. 

O acompanhamento regular com esse profissional deve se iniciar na adolescência e é fundamental para diagnóstico precoce de muitas doenças do sexo masculino, entre elas, o câncer de próstata. 

O medo de desenvolver câncer de próstata é algo bastante comum entre homens. Devemos lembrar que é uma doença que não apresenta sintomas quando em fase inicial, mas é justamente nessa fase que devemos fazer o diagnóstico, pois a chance de cura é alta. De fato, o tratamento de câncer de próstata é bastante efetivo nesse estágio. 

No entanto, para que o diagnóstico seja precoce, há necessidade de realizar consulta com o médico urologista, que irá realizar exame físico e solicitar exames laboratoriais e de imagem para esse fim. Além disso, o urologista determinará, baseado nas características do paciente e do tumor, a melhor forma de tratamento do câncer de próstata

Mas, por mais simples que seja a consulta e o exame da próstata, boa parte dos pacientes sentem medo e vergonha de realizá-los. 

Por isso, vamos abordar neste artigo porque você deve deixar o medo de lado e como isso pode beneficiar sua saúde e garantir o sucesso do tratamento!

Consulta de rotina com médico urologista

As consultas de rotina são essenciais para a saúde do nosso corpo. São medidas que garantem a manutenção do nosso bem-estar e permitem identificar problemas de saúde antes que se gravem e tragam complicações. 

Contudo, ainda é muito comum que os pacientes façam consultas apenas quando há sintomas. Esse tipo de comportamento pode levar ao agravamento de doenças que poderiam ser tratadas de modo fácil e eficaz  logo no início.

Além disso, quando pensamos em doenças da próstata, as consultas de rotina com um médico urologista são ainda mais importantes.

Como escrevemos anteriormente, o tumor de próstata começa silencioso, e os primeiros sintomas só aparecem tardiamente, quando os tratamentos têm menor chance de curar o paciente. 

Como escolher o médico urologista?

Primeiramente, é importante esclarecermos que o urologista não é o inimigo, e sim, aliado. É bastante comum ouvirmos a expressão “quem procura, acha”. Mas ignorar um problema médico, não vai fazê-lo desaparecer. A idéia é procurar, achar e tratar o problema antes que traga complicações.

Além disso, a maior parte dos médicos compreende o momento individual de cada paciente, buscando oferecer conforto emocional. 

Mas se você ainda tem ressalvas, veja algumas dicas para escolher melhor um profissional:

  • Escolha um médico urologista indicado por um amigo ou familiar;
  • Busque saber se o profissional possui formação sólida, tem certificações, se é experiente;
  • Veja se o profissional possui boas avaliações do profissional e a forma como ele se comunica com seus pacientes.

Desmistificando o exame de toque de próstata

A consulta de rotina com o urologista por vezes inclui o exame de toque de próstata. E ainda há muito medo, preconceito e os mitos relacionados a esse exame, que é muito importante para identificar tumores de próstata. 

É preciso esclarecer que o exame de toque  é rápido, não provoca dor, e o paciente normalmente se posiciona na maca deitado de lado.

Portanto, deixe de lado o medo, o preconceito e priorize a sua saúde e o seu bem-estar. Agende sua consulta com o Dr. Luiz Takano, na Clínica Takano de Urologia!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos