BLOG

Como saber se você está com pedras nos rins?

Homem de idade sofrendo com dores por conta da pedras nos rins

Navegue por tópicos:

Quando os cálculos renais estão localizados no interior dos rins, não costumam provocar dor. Muitas vezes o paciente possui Pedras nos Rins e não tem sintoma algum.

Mas quando as pedras no rins se deslocam pelo fluxo de urina e alcançam otrato urinário (ureter), canal que liga o rim à bexiga, causam obstrução da drenagem de urina, que se acumula e pode causar dilatação do ureter e do rim. Essa dilatação é a responsável pela dor intensa (cólica renal).

A Cólica Renal é uma dor que se inicia, de repente, nas costas, muito forte, que aumenta e diminui ciclicamente. A medida que a pedra vai descendo pelo canal que liga o rim a bexiga(vias urinárias), a dor pode irradiar para a barriga.

Outros sintomas de pedra no rim que podem ocorrer:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Calafrios
  • Distensão Abdominal
  • Febre
  • Desejo frequente de urinar
  • Sangue na urina

Embora o quadro clínico seja bastante sugestivo, o diagnóstico de certeza de pedra nos rins é confirmado através de exames de imagem

Antigamente usava-se raio X de abdome e ultrassom. Hoje, esses exames foram substituídos pela tomografia de abdome, que pode ser feita sem contraste.

Dependendo do grau da dor e do tamanho das pedras, o paciente pode precisar de cirurgia de emergência.

Se você já sentiu ou sente dor nas costas e não sabe diferenciá-la de uma possível crise renal, continue lendo este artigo, pois vamos explicar como fazer isso.

Como saber se minha dor nas costas é pedras nos rins?

O cálculo renal pode provocar dor nas costas, mas existem outras doenças que também podem provocar esses sintomas.  Então, como posso diferenciar a dor da crise renal e a dor de uma lombalgia? 

Existem 4 aspectos que os médicos e urologistas utilizam para identificar a causa da dor: tipo da dor, intensidade, localização, lateralidade, se o quadro piora com o movimento. 

Como é a dor das pedras nos rins? 

A dor nas costas provocada pelas pedras nos rins é uma dor em cólica, ou seja, uma dor que aumenta e diminui ciclicamente. 

A dor é forte? 

A cólica é muito forte. As mulheres que tiveram filhos e cólica renal afirmam que a dor de crise renal é tão intensa quanto a dor do parto. 

Onde é a dor  causada por pedras nos rins?

A  dor da crise renal começa numa região mais alta das costas, mais próxima dos pulmões, já que os rins ficam exatamente nessa parte. 

A dor das pedras nos rins é de um lado só ou dos dois lados?

Não é comum os 2 rins doerem ao mesmo tempo. Como escrevemos acima, a cólica renal acontece quando as pedras se deslocam pelo fluxo de urina e alcançam o ureter, canal que liga o rim à bexiga, causam obstrução da drenagem de urina, que se acumula, causando dilatação do ureter e do rim e é essa dilatação é a responsável pela dor intensa (cólica renal).

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

Para que acontecesse cólica renal bilateral, teria que haver deslocamento de cálculos dos 2 rins, o que não costuma acontecer. 

Quando você movimenta seu corpo, o nível de dor aumenta? 

Se, dependendo dos movimentos que você faz, o incômodo fica maior, isso significa que a dor é muscular. Isso porque a cólica renal é uma dor que não se altera com a posição do paciente. 

Quer tirar dúvidas sobre a doença e sobre seus procedimentos cirúrgicos e sobre o cálculo que você tem? Entre em contato com a Clínica de Urologia Takano e agende sua consulta!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!