BLOG

Como contribuir com a campanha do Novembro Azul

Como contribuir com a campanha do Novembro Azul

Navegue por tópicos:

Novembro é um mês voltado para a conscientização masculina a respeito do câncer de próstata. Por isso, é fundamental elaborar ações e estratégias que forneçam informações importantes sobre o tema e despertem o interesse dos homens em se prevenir e conhecer os sintomas da doença. Pensando nisso, criamos este artigo que mostra como sua empresa pode contribuir com a campanha do Novembro Azul. Confira a seguir!

O que significa o Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma campanha criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que tem como principal objetivo voltar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata — o segundo mais comum entre esse grupo.

A partir dessa iniciativa, o Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), passou a propagar diversas ações de conscientização. Atualmente, o Novembro Azul é considerado o movimento mais expressivo direcionado à saúde masculina.

Como contribuir com a campanha do Novembro Azul?

Com o fortalecimento das campanhas em todo o Brasil, aderir ao Novembro Azul tornou-se uma questão fundamental para diversas instituições, tanto públicas quanto privadas. Nesse sentido, as empresas têm um papel indispensável na promoção da conscientização sobre o tema e na elaboração de campanhas que ajudam nesse esforço. A seguir, veja algumas dicas de como contribuir para essa causa:

Conheça o perfil dos colaboradores

Antes da criação das estratégias, é importante fazer uma pesquisa sobre o perfil dos colaboradores da empresa. O objetivo é compreender o conhecimento deles sobre o câncer de próstata, suas principais dúvidas e outros questionamentos. Isso será de grande ajuda ao definir a abordagem da campanha.

Faça a adequação da linguagem

Dependendo do seu público-alvo, a linguagem da campanha terá que ser mais ou menos formal. Dessa forma, depois de definir o perfil das pessoas que serão atingidas pelas mensagens, é preciso realizar essa adaptação. Isso é fundamental para que a mensagem seja compreendida e capaz de impactar a mentalidade do receptor.

Incentive a realização de exames

Uma das formas de prevenção e obtenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata é por meio da realização de exames laboratoriais e clínicos. Por isso, facilitar o acesso a esses exames é uma excelente ação que a organização pode promover, causando impactos práticos na vida dos colaboradores. Esse trabalho pode ser feito em parceria com convênio médico, por meio da flexibilização da jornada de trabalho para a realização dos exames, ou mesmo oferecendo a possibilidade de fazer os exames dentro da própria empresa. Então incentive seus colaboradores a realizar consultas com um médico urologista!

A identificação precoce do câncer de próstata aumenta significativamente as chances de cura do paciente. Promover discussões sobre o tema e destacar a importância dos exames preventivos contribui para salvar vidas. Por isso, as campanhas de conscientização dentro das organizações são fundamentais para quebrar o tabu e promover uma nova mentalidade sobre a saúde masculina.
Gostou do artigo? Então, continue por aqui e conheça os dilemas que dificultam a detecção precoce do câncer de próstata!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!