BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre a próstata

Tudo o que você precisa saber sobre a próstata

Navegue por tópicos:

A próstata é um órgão importante para a saúde masculina, mas pode apresentar doenças graves. Conhecer mais sobre este órgão permite ao paciente identificar alterações precoces e buscar ajuda médica antes que ocorram complicações. 

Se você está em tratamento do câncer de próstata, possui um familiar nessa situação ou quer saber mais sobre este órgão, continue lendo o texto e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

O que é a próstata?

Ela é um órgão presente em homens, localizado na região pélvica, logo abaixo da bexiga, acima do reto e do assoalho pélvico (região do períneo), abraçando a uretra (canal da urina). 

Qual a função da próstata?

A principal função da próstata é a produção do líquido que forma o esperma. Este líquido permite que os espermatozoides sobrevivam e que tenham um meio para se locomover para alcançarem o óvulo.

Principais doenças da próstata

Prostatite

Trata-se de processo inflamatório. Existem 4 tipos de prostatite e nem todos os quadros decorrem de infecção. Sim, pode existir inflamação sem infecção. 

Os sintomas podem ser febre, ardor ao urinar, vontade frequente de urinar, sangue na urina e/ou sêmen e dor pélvica.

Hiperplasia Prostática Benigna

A hierplasia prostática benigna (HPB) ou aumento da próstata é um quadro benigna (não é câncer) e ocorre em 90% dos homens até os 90 anos de idade. 

Provoca obstrução do canal da urina tornando mais difícil urinar. Os sintomas mais comuns como jato de urina fino e fraco, que demora para começar ou fica gotejando no final da micção, vontade frequente de urinar, sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga, sangue na urina. 

Quando não tratada, pode provocar complicações graves como perda da função renal, retenção urinária, infecção urinária. 

Câncer de próstata

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta o correspondente da doença a 29,2% dos tumores malignos (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e estima 66 mil novas ocorrências a cada ano. Isso significa que 1 em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.

Cuidando da próstata

A melhor forma de cuidar da próstata é realizar as consultas médicas periódicas para permitir a detecção precoce de doenças antes que provoquem complicações.  

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

A recomendação é que os cuidados de avaliação da próstata comecem a partir dos 40 ou 45 anos dependendo do histórico de familiares com diagnósticos de câncer prostáticos.

Cuidar da saúde deste órgão é fundamental para preservar a saúde masculina. Consulte o urologista regularmente.

Agende sua consulta com um médico urologista especialista no assunto!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!