
Dr. Luiz Takano
Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.
O tipo de Câncer de Testículo é o tumor sólido mais comum em homens entre 15 e 35 anos de idade e o pico de incidência ocorre aos 40 anos.
Mas é um dos tipos de tumores com maior chance de cura mesmo em estágios avançados.
Os principais fatores de risco são:
O principal e mais comum sintoma do Câncer de Testículo é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, encontrado na palpação da bolsa escrotal.
Apenas alguns pacientes relatam dor aguda nos testículos, mas essa geralmente é causada por hemorragia interna nesse órgão.
Além da realização de exames físicos, um exame sanguíneo para identificar substâncias no sangue podem estar elevadas (marcadores tumorais) e realizar um ultrassom.
O diagnóstico precoce para evitar a disseminação da doença aumenta ainda mais a chance de cura. Desta maneira evita que o câncer se espalhe para outros órgãos.
O tratamento requer cirurgia para retirada do testículo e geralmente, na mesma cirurgia, colocamos uma prótese testicular.
Em alguns casos, temos que complementar o tratamento com quimioterapia. É importante ressaltar que a taxa de cura costuma ser superior a 90%.
Nem todo nódulo no testículo é câncer, mas se você notar qualquer massa no local, marque uma consulta com um Médico Urologista o quanto antes!
Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.