Categorias: Câncer de Bexiga Câncer de Próstata Câncer de Rim Doenças de Próstata Doenças nos Rins

Zika vírus pode reduzir a ação das células cancerígenas

No combate ao câncer de próstata, os cientistas parecem ter ganhado um forte aliado contra as células cancerígenas. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp) testou o vírus Zika para o tratamento do tumor prostático com resultados promissores. 

Veja um pouco mais sobre essa pesquisa com o Zika vírus neste artigo do Dr. Luiz Takano – Especialista em Urologia Minimamente Invasiva!

Durante a epidemia de infecção pelo vírus Zika notou-se que gestantes que contraiam a doença, davam à luz crianças com microcefalia, uma má formação do cérebro. Pesquisadores passaram a investigar de que maneira isso ocorria e descobriram que o vírus é capaz de infectar e destruir as células do cérebro em formação no feto. 

Um grupo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) liderado pelo professor Rodrigo Ramos Catharino, começou, então, a testar a ação do vírus sobre células de tumores no cérebro e descobriu que o Zika era capaz de destruí-las. 

Com a progressão da epidemia, descobriu-se que o vírus poderia ser transmitido pelo sexo e identificaram a presença desse agente no sêmen e na próstata. 

O professor Rodrigo Ramos Catharino passou a pesquisar se haveria alguma atuação do vírus Zika em células de câncer de próstata. 

Resultados sobre a pesquisa do Zika Vírus no tratamento de células cancerígenas

O vírus foi aquecido a uma temperatura de 56º C durante uma hora, com o intuito de inibir o potencial de causar infecção. O passo seguinte foi colocar uma cultura de células de câncer de próstata em contato com o Zika inativado e, após 24-48 horas, comparar com outro grupo de células tumorais. 

O resultado foi surpreendente, a linhagem que ficou em contato com o vírus inativado apresentou um crescimento de células cancerígenas 50% menor. 

É preciso ressaltar que se trata de pesquisa em fase inicial e podem ser necessários anos até que se desenvolva uma nova forma de tratamento para o tumor. 

Números sobre o câncer de próstata no Brasil

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os brasileiros, com média de 14 mil óbitos por ano. 

Quando diagnosticado em fase inicial, a doença tem grande chance de cura. Por isso, especialistas em urologia defendem que consultas de rotina para homens com mais de 40-45 anos, para realização de Exame do Toque Retal e o Exame de PSA

Se você quer garantir seu acompanhamento periódico com um especialista ou foi diagnosticado com câncer de próstata e precisa de tratamento, agende sua consulta com o Dr. Luiz Takano hoje mesmo!

Dr. Luiz Takano