BLOG

Vigilância ativa ou tratamento imediato para o câncer de próstata?

Tratamento de câncer de próstata ou vigilância ativa qual o recomendado para cada caso

Navegue por tópicos:

Quando o paciente recebe a notícia de que tem câncer de próstata, é bastante comum que queira realizar cirurgia robótica o mais rápido possível. 

É preciso, porém, esclarecer que essa doença apresenta geralmente crescimento lento, não sendo necessário cirurgia de imediato. 

Inclusive há situações em que podemos postergar o tratamento por meses. 

Para tirar suas dúvidas sobre quando é possível adiar o tratamento do câncer de próstata, continue lendo este artigo do Dr. Luiz Takano — Especialista em Tratamento de Câncer de Próstata!

Vigilância ativa do câncer de próstata

Após realizar biópsia de próstata, o paciente recebe o resultado da análise do material coletado durante o procedimento. O resultado dessa análise, chamada de anatomia patológica, indica se há câncer, qual a “quantidade” de tumor e o grau de agressividade da doença. 

Caso o paciente apresente câncer de , pequena “quantidade” de tumor e baixa agressividade, o que chamamos de doença mínima, pode-se postergar o tratamento do paciente por pelo menos 6 meses. 

Após esse período, o paciente deve realizar nova avaliação por meio de PSA, ressonância magnética e exame de toque. Caso o tumor permaneça inalterado, postergamos novamente o tratamento; caso tenham surgido sinais de maior agressividade, definimos tratamento. 

Para avaliar se vigilância ativa é a melhor forma de conduzir seu caso, converse com seu médico. E se ainda não tem um especialista para cuidar da sua saúde urológica, agende uma consulta com o Dr. Luiz Takano! Assim você pode contar com um especialista no tratamento do câncer prostático e de cirurgia robótica, além de ter o suporte em diversos problemas da saúde masculina.

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!