Vasectomia causa impotência sexual?

Vasectomia tem relação com a impotência sexual?

A vasectomia é um procedimento cada vez mais procurado por homens que não desejam ter filhos.

Trata-se de cirurgia simples, com baixo risco de complicação.

Mas muitos pacientes deixam de realizar o procedimento, pois acreditam que a vasectomia causa impotência sexual.

O que é a vasectomia?

A vasectomia é um método contraceptivo cirúrgico indicado para os homens que não tenham interesse em ser pais. O objetivo do procedimento é impedir a passagem dos espermatozóides do testículo até o canal da urina, impedindo que eles sejam lançados durante a ejaculação.

É preciso deixar claro que a cirurgia não afeta a ejaculação, pois o líquido seminal é produzido na próstata e vesículas seminais e continua alcançando o canal da urina.

Portanto, o líquido seminal deixa de conter espermatozóides.

Como o procedimento é realizado?

A cirurgia é simples, curta e com rápida recuperação

Embora possa ser realizada no próprio consultório médico, recomendamos sempre realizar a cirurgia em ambiente hospitalar, que dispõe de recursos mais adequados.

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

Pode ser feita sob anestesia local, mas sugerimos que o paciente seja também sedado

Após a anestesia, o médico faz 1 ou 2 incisões de 0,5cm no escroto (bolsa testicular) e retira um segmento do ducto deferente, canal que leva os espermatozóides do testículo até a próstata.

O procedimento dura, em média, 30 minutos e após cerca de 3 dias, o paciente pode voltar às suas atividades normais.

A vasectomia pode causar impotência sexual?

Não, a vasectomia não causa impotência sexual, pois os ductos deferentes não estão relacionados com a ereção, apenas com a condução dos espermatozóides.

Também devemos dizer  que a vasectomia não causa o câncer de próstata. O que acontece é que pacientes que fizeram vasectomia acabam fazendo acompanhamento com um médico urologista o que aumenta a chance de identificar o câncer de próstata.