Vasectomia aumenta o risco de câncer de próstata?

Vasectomia aumenta o risco de câncer de próstata - Médicos no consultório discutindo sobre essa possibilidade

Olá, muitos pacientes têm me perguntado se a vasectomia aumenta o risco de câncer de próstata durante as consultas.  Resolvi, então escrever esse post, pois imagino que seja uma dúvida comum a muitas pessoas.

O que é vasectomia?

Primeiro, queria  explicar o que é vasectomia. Sei que muitos de vocês já conhecem esse procedimento, mas para aqueles que não sabem, aqui vai uma rápida explicação: é uma cirurgia feita em pacientes do sexo masculino que não desejam mais ter mais filhos.

Os espermatozoides são produzidos no testículo e são levados até o canal da urina por um canal chamado ducto deferente (ou vas deferens). Existe um ducto para cada testículo. Na cirurgia, nos removemos um trajeto desse ducto (direito e esquerdo), impedindo a passagem de espermatozoides.

Aquele líquido do sêmen NÃO é feito na testículo. Ele é produzido na próstata e na vesícula seminal e não é afetado pela cirurgia.

Alguns estudos publicados no passado, compararam homens que foram submetidos a cirurgia de vasectomia com homens que não fizeram o procedimento.

E verificaram que  aqueles em que foi feita a vasectomia tinham apresentando um número maior de câncer de próstata.

No entanto, os trabalhos científicos mais recentes não encontraram essa associação. Foram, então, avaliar aqueles estudos mais antigos.

O que eles descobriram é que os pacientes que fizeram a cirurgia, estavam sob os cuidados de um urologista, que acabava fazendo também a prevenção do câncer de próstata. Por isso, tinha um número maior de diagnósticos.

Então a vasectomia aumenta o risco de câncer de próstata?

Não, atualmente não há evidência científica comprovando que vasectomia aumenta o risco de câncer de próstata.  Fiquem tranquilos.

Mais uma vez agradeço a todos os seguidores e visitantes da página por acompanhar minhas postagens. Espero que as dicas de saúde aqui postadas possam ajudar. Lembrem-se que a saúde é nosso maior bem!

Saiba mais sobre o Câncer de próstata clicando aqui.

Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

Dr. Luiz Takano

Urologista