O câncer de rim vem apresentando incidência crescente com 400.000 novos casos, provocando 175.000 mortes por ano. As projeções atuais sugerem que a incidência continuará a aumentar durante a próxima década. Uma das opções mais modernas para o tratamento da doença é a cirurgia robótica que tem transformado a medicina, oferecendo uma solução menos invasiva com grandes benefícios técnicos e pós-operatórios. Conheça mais sobre o tratamento de câncer de rim pelo plano de saúde SulAmérica Especial.
Como é o tratamento do câncer de rim pela SulAmérica?
De modo geral, para pequenas massas tumorais, podemos destruir o tumor por meio de congelamento (crioterapia) ou aquecimento do tumor (radiofrequência). Este tipo de tratamento é realizado por meio de cânulas inseridas através da pele do paciente, guiadas por tomografia.
A remoção cirúrgica do tumor, porém, cursa com menor risco da doença retornar no futuro. Para tumores de até 7cm, pode-se retirar a lesão preservando o restante do rim. Para tumores maiores, muitas vezes é necessário remover o rim como um todo.
Além disso, pode ser necessário realizar quimioterapia ou imunoterapia após a cirurgia robótica, ou mesmo antes do procedimento.
O médico urologista deve avaliar as características do paciente, bem como aspectos do tumor para definir a melhor forma de conduzir o caso.
A cirurgia robótica é coberta pelo plano de saúde SulAmérica?
A cirurgia robótica, uma das formas mais modernas e eficazes de se tratar o câncer de próstata, é coberta apenas por alguns planos de algumas operadoras de saúde. Mas a regra é que não há cobertura.
O paciente pode novamente optar por realizar o procedimento em caráter particular, arcando integralmente com os custos. Como se trata de gasto médico, o valor pode também ser abatido do imposto de renda.
Uma maneira de reduzir o custo, é solicitar autorização do plano de saúde para realização de cirurgia laparoscópica e pagar ao hospital apenas o valor adicional pelo uso do robô, que é, em média, R$8 mil, que também pode ser abatido do imposto de renda.
E o valor do médico?
O paciente pode optar por realizar a cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata com médico conveniado ao plano de saúde ou escolher profissional não conveniado.
As operadoras de saúde atuam como seguradoras, isto é, o paciente pode optar por realizar a cirurgia com o médico que escolher e solicitar reembolso ao plano de saúde do valor pago ao profissional.
O valor teto a ser reembolsado pelo convênio pode ser calculado pelo convênio antes da cirurgia. Isso se chama prévia de reembolso.
Caso o convênio não reembolse integralmente, a diferença de valor entre os honorários médicos e o reembolso pode também ser abatida do imposto de renda. Se você quer mais informações sobre cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata, acesse nosso site e agende sua consulta.