Um exame de sangue, realizado quando o câncer de próstata metastático é diagnosticado pode prever quais pacientes provavelmente responderão ao tratamento e sobreviverão por mais tempo. Ele pode ajudar a decidir quais pacientes devem receber tratamento padrão versus quem pode se beneficiar de testes de novos medicamentos mais arriscados e agressivos. A pesquisa foi publicada recentemente no JAMA Network Open.
Continue lendo este artigo do Dr. Luiz Takano – Especialista em Cirurgia Robótica para Câncer de Próstata – e saiba mais sobre este estudo.
Câncer de Próstata Metastático
Antes de se espalhar, o câncer de próstata pode ser curado com cirurgia ou radiação. Quando o câncer alcança órgãos à distância (metástase) e não pode mais ser curado, tratamentos para reduzir a produção de testosterona, reduzindo a velocidade de crescimento do tumor (terapia de privação hormonal) são usados para prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente. Biomarcadores que preveem como os pacientes responderão podem permitir uma melhor personalização dos tratamentos.
O papel dos CTCs
Um novo estudo descobriu que medir células tumorais circulantes (CTCs), células cancerígenas que se desprendem dos tumores e alcançam o sangue, é uma maneira confiável de prever a resposta ao tratamento e as perspectivas de sobrevida. As CTCs já foram estudadas no câncer de próstata metastático resistente à castração, quando o câncer não responde mais ao tratamento de privação hormonal.
A pesquisa utilizou o CellSearch (Menarini, Inc.), uma tecnologia de biópsia líquida, para detectar e medir CTCs no sangue. Amostras de 503 pacientes com câncer de próstata metastático, que estavam participando de um novo ensaio de medicamento, foram enviadas para análise.
Pacientes com mais CTCs tiveram menor sobrevida e um maior risco de morte. Aqueles com mais CTCs também tiveram menos sobrevida livre de progressão de doença.
Personalização do Tratamento de Câncer de Próstata
A utilização deste teste sanguíneo possibilita uma abordagem mais individualizada no tratamento de câncer de próstata metastático. Os pesquisadores dizem que o teste de sangue CellSearch, disponível comercialmente, pode ajudar a identificar rapidamente pacientes que provavelmente não responderão às opções de tratamento padrão. Esses homens poderiam se beneficiar de uma abordagem mais intensa, incluindo ensaios clínicos de novos medicamentos que podem ter mais efeitos colaterais, mas podem melhorar a sobrevivência desses pacientes de alto risco.
Inovações Tecnológicas: A Cirurgia Robótica
Embora o teste sanguíneo para CTCs seja voltado para a fase metastática da doença, a evolução tecnológica tem impactado diversas etapas do tratamento de câncer de próstata.
A cirurgia robótica, por exemplo, destaca-se como uma forma minimamente invasiva no tratamento e cura de pacientes com doença localizada ou mesmo localmente avançada. Essa técnica apresenta benefícios como menor risco de sangramento, menores cicatrizes, menor tempo de internação e menos dor pós-operatória.
A precisão proporcionada pelos sistemas robóticos complementa outras modalidades de tratamento, evidenciando como a tecnologia pode aprimorar tanto a intervenção cirúrgica quanto o monitoramento e a personalização das terapias em pacientes com câncer de próstata.
Se você foi diagnosticado com câncer de próstata, convidamos você a conhecer mais sobre o tratamento da doença. Agende uma consulta hoje mesmo!