BLOG

O que esperar da sua cirurgia de pedras nos rins a laser?

Paciente esperando pela cirurgia de pedras nos rins a laser

Navegue por tópicos:

As pedras nos rins podem provocar dores muito intensas conhecidas como cólicas renais e, por esse motivo, assustam os pacientes. 

É preciso ressaltar, porém, que a cirurgia de pedra nos rins a laser é uma técnica cirúrgica moderna, pouco invasiva e que proporciona excelentes resultados, sendo o procedimento mais recomendado pelos médicos urologistas, para tratamento de pedras nos rins. 

Mas se você, paciente, ainda não conhece a cirurgia com laser, continue lendo este artigo da Clínica Takano e saiba mais sobre essa moderna forma de tratamento de pedras nos rins. 

Indicação de cirurgia pedra nos rins a laser

Antes de mais nada, devemos esclarecer que nem todas as pedras nos rins necessitam de tratamento cirúrgico. Além disso, quando a cirurgia é necessária, há diferentes técnicas que podem ser utilizadas, dependendo das características do cálculo e do paciente.

Para definirmos a técnica mais adequada, avaliamos o número de cálculos, bem como seu tamanho, posição, densidade (dureza) e distância do cálculo até a pele. 

Muitas vezes, podemos tratar a pedra nos rins com medicamentos, que facilitam sua expulsão; em outros casos, é necessário fazer uma pequena incisão nas costas do paciente e introduzir uma câmera diretamente no rim.

Portanto, é fundamental, consultar um urologista para verificar se a cirurgia a laser é a forma mais adequada de tratamento para seu caso. 

E como é o preparo para o procedimento de remoção das pedras?

Em consulta, o urologista normalmente recomenda ao paciente que adote alguns hábitos na intenção de tornar a recuperação pós-cirúrgica mais rápida e segura.

Por se tratar de procedimento endoscópico, sem cortes, com baixo risco de sangramento, não há grandes preparos para a cirurgia.

É necessário apenas que o paciente inicie de jejum de alimentos líquidos (inclusive água) e sólidos 8h antes da cirurgia. 

Muitas vezes, recomendamos também que o paciente utilize, antes da cirurgia, uma medicação que “prepara” o canal da urina, facilitando tecnicamente a colocação da câmera que é utilizada para encontrar as pedras. 

Quando o paciente recebe alta?

O paciente geralmente recebe alta no mesmo dia da cirurgia

Período de recuperação após a cirurgia a laser de pedras nos rins

A recuperação da cirurgia de pedra nos rins a laser é bastante rápida. Muitas vezes, o paciente é liberado para retomar atividade física e trabalho no dia seguinte ao procedimento. 

Devemos lembrar, no entanto, que há, como em qualquer cirurgia, desconforto pós-operatório, que envolve dor leve nas costas, ardor para urinar e sangramento na urina

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

A intensidade e duração desses sintomas varia bastante, dependendo do número e tamanho de cálculos tratados, necessidade de uso de cateter duplo J e limiar de dor do paciente. 

Para saber mais sobre o procedimento, agenda uma consulta com o Dr. Luiz Takano, especialista em urologia da Clínica Takano, em São Paulo!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!