Mutação genética está relacionada a câncer de próstata agressivo e baixo índice de sobrevivência

Mutação genética pode estar relacionada a gravidade do câncer de próstata

Navegue por tópicos:

O câncer de próstata, quando diagnosticado em fase inicial, apresenta alta chance de cura. Por esse motivo, recomenda-se realizar consultas de rotina com o médico urologista a partir dos 40 anos, para rastreamento da doença. 

O rápido avanço tecnológico da medicina permitiu o desenvolvimento de formas minimamente invasivas e altamente eficazes de tratar o câncer de próstata, como a cirurgia robótica

No entanto, por mais precoce que se faça o diagnóstico, alguns pacientes apresentam tumores mais agressivos, que apresentam rápida evolução, levando o paciente ao óbito. 

Uma pesquisa realizada pelo Institute of Cancer Research identificou a possível causa de alguns tumores apresentarem natureza mais agressiva, ao identificarem mutação genética

Leia abaixo o artigo da Clínica Takano e saiba mais sobre essa pesquisa.

Gene RB1

Quando o câncer, que se iniciou na próstata, já atingiu outros órgãos, isto é, já existem metástases e não há mais chance de cura. 

Nesse cenário de doença disseminada, podemos apenas administrar medicações para reduzir a produção de testosterona, reduzindo, temporariamente, a velocidade de crescimento do tumor. 

Mas, após cerca de 36 meses, porém, a doença torna-se resistente a esse tipo de tratamento, sendo necessário iniciar quimioterapia. Chamamos esse quadro de câncer de próstata metastático resistente à castração, havendo baixo índice de sobrevivência. 

Para investigar a razão pela qual alguns tumores apresentam maior agressividade, os pesquisadores estudaram 21 amostras de metástases de câncer de pacientes previamente tratados. 

Realizaram sequenciamento genético desses tecidos e os resultados demonstraram mutações no gene RB1 em grande parte dessas amostras.

Essa descoberta pode permitir, futuramente, o desenvolvimento de testes para avaliar uma possível evolução desfavorável do câncer de próstata, o que permitirá ao médico tomar uma conduta mais assertiva. Além disso, pode permitir a criação de novas formas de tratamento da doença. 

Enquanto novos estudos se desenvolvem a respeito disso, reforçamos a necessidade de detecção e tratamento precoce do câncer, de modo garantir melhores chances de cura. 

Se consulte com um Câncer de Próstata

O Dr. Luiz Takano é médico urologista especialista em cirurgia robótica para câncer de próstata. Para obter mais detalhes sobre o procedimento, agende uma consulta em uma das nossas unidades!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos